Barra

Worcester Historical Museum foi palco para a Segunda edição do WBA AWARDSDS

No último dia 30 de julho, a cidade de Worcester, no estado de Massachusetts, foi palco para a  segunda edição do WBA AWARDS, promovido pela Worcester Brazilian Association, no Worcester Historical Museum.

O Presidente Welberson Nunes iniciou os trabalhos e, logo em seguida, o prefeito da cidade, Sr Joseph M. Petty,  fez um discurso declarando estar muito feliz com a presença dos brasileiros na cidade e, ainda, que tem muito carinho pelos brasileiros pois, em sua maioria, são determinados e investem na cidade e além de muito deles, cheio do espírito empreendedor, possuem a própria empresa.

Assim, logo após o embaixador do Brasil em Boston, o Sr. Benedicto Fonseca Filho, fez seu discurso, deu-se início à premiação com a entrega de Diplomas de Honra a algumas pessoas da comunidade de Worcester, ao comando de Juliana Tedesco ( Executive Director)

Segunda edição do WBA AWARDS nos EUA

Em seguida, Rayanne Sabará (Clerk) e o Vice Presidente, Sr. Ibere Reis iniciaram a entrega dos troféus às personalidades de destaque na comunidade brasileira, não somente do município de Worcester mas de todo os EUA e outros países. Entre estes destaques, estavam o cabeleireiro e maquiador das celebridades Marcello Costa; o pequeno influencer Kevin do Kevin´s Show; e a jornalista Giovana Locatelli.

Desde a década de 80, Worcester tem sido uma cidade de refúgio para muitos brasileiros. E muitos têm sido pioneiros entre os sete montes que a cercam, coração da Nova Inglaterra, para estabelecerem famílias, educarem seus filhos, estudarem em suas muitas universidades e trabalharem a fim de terem condições de uma vida melhor que em seu país de origem.

Worcester Historical Museum foi palco para a Segunda edição do WBA AWARDS

Na medida que foi crescendo,  alguns sonhavam em integrar a comunidade brasileira ao conjunto de prosperidade da cidade a suas oportunidades sem fim. Mas nenhuma iniciativa havia amadurecido o suficiente.

Edgar Luna, gerente de desenvolvimento econômico de Worcester, foi designado pelo gerente da cidade em 2017 para ser encarregado da Campanha do Censo 2020. Essa tarefa exigia que Edgar estudasse e informasse sobre as mudanças demográficas significativas ocorridas a nível local, estadual e nacionalmente.

Rever e aprender o crescimento demográfico das comunidades hispanas e brasileiras em Worcester foi extremamente importante para sua pesquisa. Ao pesquisar o banco de dados do US Census Bureau, foi informado que os brasileiros haviam experimentado um crescimento significativo desde o Censo 2010. Ele se viu obrigado a entrar em contato com Chris Celozzi, o Coordenador do Censo local, para verificar as informações e confirmou que o número projetado para Worcester estava ligeiramente abaixo de 10.000 habitantes brasileiros. Hoje conta com mais de 15.000 brasileiros.

Portanto, a missão da WBA é promover a integração da comunidade com todas as pessoas e incentivar a educação, cultura, desenvolvimento de negócios. Assim como, esportes e entretenimento da comunidade brasileira na cidade de Worcester.

Para saber mais @Worcester_brazilianassociationFotos: Paulo Lopes

Fotos: Paulo Lopes Diretoria