Rodrigo Mendes: de ‘faz tudo’ a empresário que fatura R$ 30 milhões por ano

Se você sonha em ser empresário, mas atualmente precisa se virar como pode para sobreviver, saiba que alcançar seu sonho é possível. Um exemplo é Rodrigo Mendes, empresário que, assim como muitos brasileiros, veio de uma infância difícil, mas sempre sonhou em se tornar uma pessoa de sucesso.

Aos 22 anos, ele largou tudo e decidiu abrir uma empresa de tecnologia no centro do Rio de Janeiro. Assim, nasceu a Solor Tecnologia, uma empresa voltada para gestão de tecnologia que, atualmente, conta com mais de dez anos de mercado, fatura mais de 30 milhões anualmente e emprega mais de 200 funcionários.

As coisas, no entanto, nunca foram fáceis para a família de Rodrigo. Os pais do empresário deixaram uma vida pobre e sofrida na Paraíba com destino ao Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Nascido no Rio, mas sem grandes oportunidades, Rodrigo nunca abandonou o sonho de ser um empreendedor.

Desde de muito jovem, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Aos 12 anos já trabalhava como engraxate. Depois, foi ambulante e guardador de carros. Ainda na juventude, criou um projeto social enquanto começou a trabalhar como office-boy.

“Eu mal tinha roupa para a entrevista e quando cheguei lá, descobri que teria que disputar a vaga com mais sete entrevistados”, relembra ele.

 

A reviravolta

Mesmo com um emprego estável, Rodrigo continuava com sua vontade de ser um empreendedor. Por isso, tentou de tudo: montou um bar, uma lanchonete e até uma confecção de roupas, entre vários outros negócios que acabaram não dando muito certo.

Entretanto, o jovem sabia que, para mudar sua vida e da sua família, ele precisava continuar tentando encontrar seu caminho. Aos 22 anos, ele fundou a Solor Tecnologia, que há uma década é destaque no setor de tecnologia.

Rodrigo Mendes ainda diversificou seus negócios e atualmente conta também com uma gravadora musical e uma consultoria empresarial. “Acredito que todo mundo é capaz de mudar sua realidade, alguns com mais dificuldades e outros com menos, mas é possível para todos”, disse.

O empresário salienta que precisou superar desafios e fazer sacrifícios para chegar ao seu objetivo. “A sorte ajuda, você tem que ter sorte, mas tem que estar preparado, ter humildade, gostar de pessoas, querer aprender e ser a pessoa mais trabalhadora que você conhece”, reforçou.

De acordo com Rodrigo, sua história de sucesso e superação pode ser um exemplo de como é possível acreditar que seus sonhos também possam se tornar realidade. “Basta que primeiro você acredite em você mesmo, e que você nunca desista de encontrar seu destino, mesmo que você falhe durante o caminho”, garantiu.