Para uma empresa ser customer centric é preciso transformar o cliente em consultor

Segundo executiva do Grupo Simão, é preciso focar no melhor atendimento e experiência possível para fidelizar e encantar  

Uma empresa “customer centric”, ou centrada no cliente, é uma organização que coloca o cliente no centro de todas as suas operações, estratégias e decisões. Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, trata-se de um conceito importante para quem empreende, já que é a partir da satisfação e fidelização do cliente que todo negócio consegue crescer. 

“Ser customer centric é ter empatia com o cliente e colocá-lo no centro. É praticamente transformar o cliente em consultor, perguntando sempre o que ele espera da empresa, estando atento às novidades do mercado e do negócio e ter como regra o feedback constante para que seja possível focar no melhor atendimento e experiência possível dentro da empresa e fora dela, através dos nossos contatos ou redes sociais”, explica a executiva. 

Ela conta, por exemplo, que com o crescimento dos atendimentos automatizados, percebeu que os clientes estavam ficando cada vez mais carentes. “Eles precisam conversar, dizer para alguém como foi o dia ou algum problema em seu trabalho ou em suas casas. Então, como medida inversa, nós deixamos nossos atendimentos ainda mais humanizados, com atendimentos ao telefone ou nos canais de vendas quase que exclusivos para cada cliente”, afirma. 

Mislene acredita que esse tipo de ação ajuda a fidelizar, pois resolve uma dor. “O mesmo acontece quando ele sai para comprar um item que não encontra em nenhum lugar e nós conseguimos oferecer um produto que vá atender à sua expectativa”, diz ela. 

E a fidelização, segundo a executiva, significa a manutenção de um relacionamento no longo prazo, algo que qualquer empreendedor gostaria de ter com seus clientes. “Para manter qualquer relacionamento é preciso cuidar, e com o cliente não é diferente. Muitas vezes a gente deixa de lucrar algum valor ou até temos perdas de valores para deixarmos a venda do cliente competitiva e a interação ativa. Ou seja, realizamos a manutenção de produtos que eles precisam sem faltas, sem falhas”, avalia Mislene. 

Ela acredita que dedicação, carinho e principalmente atenção aos detalhes com o cliente é o que ajuda todo empresário a crescer.  “No Grupo Simão, consideramos cada cliente como único, não temos uma prancheta do que replicar, acreditamos que esse seja o sucesso para mantermos a fidelização e o encantamento”, finaliza. 

Sobre: 

Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 

Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 

Grupo Simão
O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.  Acesse o site gruposimao.com.br.