Lentes de contato dental, tecnologia no sorriso por Kamilla Malaquias

Kamilla Malaquias, de Goiania é cirurgiã-dentista e tem atuação principal em odontologia estética com lentes de contato dental, bichectomia e gengivoplastia.

Kamilla concedeu ao nosso site uma matéria sobre lentes de contato, um dos procedimentos mais falados do momento.

Os diversos avanços tecnológicos ajudaram muito a alcançar a satisfação com a saúde e o bem-estar. A odontologia também faz sua parte e, constantemente, procura os mais modernos tratamentos para diminuir o tempo dos pacientes nos consultórios e trazer mais benefícios. A restauração, reconstrução e correção dos dentes e saúde da boca como um todo são alguns dos caminhos oferecidos para devolver a harmonia dos sorrisos e faces.

Os crescentes avanços estéticos têm proporcionado inovações surpreendentes nesta área. As lentes de contato dental, ou facetas de porcelana, podem, em alguns casos, até substituir o tratamento pelo uso de aparelhos ortodônticos e clareamento. A técnica vem sendo cada vez mais procurada para a obtenção de um sorriso harmônico e perfeito.

As lentes de contato dental têm nome técnico de “laminados cerâmicos ultrafinos”. Elas são preparadas e colocadas sobre os dentes do paciente, uma a uma. As lâminas têm entre 0,2 e 0,5 milímetros de espessura, e, por serem tão finas e delicadas, são comparadas às lentes de contato para os olhos.

Para saber se o paciente pode se submeter ao prodecimento de colocação das facetas, o primeiro passo é procurar um cirurgião-dentista especialista na área. Ele que saberá indicar se eu o caso tem indicação para o uso das lentes ou não. Para a colocação, são solicitaos exames de raio X, além de um molde dos dentes e análise do sorriso. Somente a partir daí, o profissional saberá o que precisa ser alterado e qual é a recomendação para o caso. As lentes serão moldadas por um protético e colocadas pelo cirurgião-dentista

Normalmente, as facetas são utilizadas para fechamento de espaços, aumento do comprimento e da largura dos dentes, dentes desgastados, quebrados ou lascados, além de alterações e correções de cor. A manutenção das lentes passa pelos hábitos simples de higiene oral, como escovação três vezes ao dia, uso de fio dental e visitas periódicas ao cirurgião dentista. Isso vai garantir a qualidade do procedimento e um sorriso saudável, bonito e harmônico.