Escritora Angela Brito é a convidada da próxima edição do ‘Noites de Autógrafos’, em Volta Redonda (RJ)

Dezessete anos após o bem sucedido lançamento do livro ‘O último artesão: Walter Avancini’, a escritora Ângela Brito surge como a convidada para a próxima edição da quarta temporada do projeto ‘Noites de autógrafos’, que acontecerá na sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 19 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). Com entrada gratuita, o evento é uma parceria do local com a RH Soluções Artísticas.

A obra, que possui mais de trezentas páginas, possui depoimentos de vários artistas renomados, dentre eles Adriana Esteves, Drica Moraes, Irene Ravache e Du Moscovi, que participaram do elenco de ‘O Cravo e a Rosa’, último trabalho feito por Walter Avancini, reprisado recentemente pela TV Globo.

Com lançamento glamouroso ocorrido na piscina do Hotel Internacional, na Avenida Atlântica, Rio de Janeiro, a obra conquistou o meio artístico pela qualidade da leitura proposta por Ângela e pela clara dedicação à pesquisa elaborada pela escritora para construir o livro de forma sutil e aprofundada. O livro ainda teve lançamento na Livraria da Vila, na Vila Mariana, em São Paulo.

– Eu conheci Avancini na extinta TV Manchete. Eu era repórter e ele o diretor de novelas. Avancini também apresentava um programa, chamado ‘Mistério’.  Ele já era um senhor e já estava doente, com câncer. Eu não sabia. Para minha surpresa, descobri que muitos atores tinham medo dele, mas para mim ele era um doce senhor, de olhar profundo e voz mansa. Não chegamos a ser amigos, e só trocamos frases educadas quando acabávamos nos encontrando em corredores da emissora. Ele chegou a me dar dicas de locução após uma gravação de off que fiz, para melhorar a voz. Muito gentil. – detalha a escritora.

Formada em jornalismo, Ângela Britto já era conhecida como atriz nos palcos. Fato que chegou a gerar fofocas de que Avancini acabaria a chamando para alguma novela. “Eu morria de medo disso, pois tinha abandonado o teatro logo no início da faculdade de jornalismo e não queria nem pensar em atuar. Nunca me senti à vontade no meio”, comenta.

Pouco tempo depois, a Rede Manchete faliu e Avancini segui para a TV Globo, fazendo sua última novela logo após. Cada vez mais debilitado, Walter Avancini faleceu em setembro de 2001, deixando com um sentimento de “órfãos” vários atores, incluindo a escritora. Depois, ao voltar a atuar, Ângela resolveu buscar o mestre na lembrança daqueles que trabalharam com ele, surgindo então o livro, repleto de depoimentos, mas sem se constituir uma biografia do diretor. “Juntei minha experiência de repórter com a minha curiosidade como atriz. Digo que fiz o livro para mim mesma”, diverte-se.

Assim a escritora começou a fazer aulas com profissionais que já haviam trabalhado com Walter Avancini, bebendo da mesma fonte, tendo a ideia da obra durante uma oficina de atores com Roberto Bomtempo. “Pensei: poxa! Eu sou uma repórter. Por que ficar pulando de aula em aula se eu posso buscar o meu mestre na lembrança dos atores?”, iniciando a jornada de dois anos para deixar a obra pronta para ser lançada.

COMPREENSÃO

Ângela comenta que após o livro, fez duas peças, uma delas com a direção de Ivan Martins, que foi braço direito de Avancini e esteve ao lado do veterano até o final. “Com o livro entendi porque Avancini gostou de mim e eu dele apesar das poucas palavras que trocamos nesta vida. Porque ambos somos obcecados com pontualidade, compromisso, disciplina. Talvez ele, do jeito mágico e meio bruxo que tinha, Deca ter detectado isso em mim. Os dois arianos. Assim como ele, coloco paixão em tudo o que faço”, conclui.

A participação de Ângela Britto no ‘Noites de autógrafos’ marca uma possibilidade para leitores do Sul Fluminense adquirirem um dos últimos exemplares do livro, que completará dezoito anos daqui a alguns meses.

-Quando tive contato com a Ângela a respeito dos últimos exemplares do livro, fiquei maravilhado. Primeiro porque a nossa conversa ficou fluida em uma facilidade espantosa. Segundo porque o livro é uma oportunidade para aspirantes às artes cênicas entenderem, através da leitura, pontos de vista de profissionais que trabalharam com ele, que puderam crescer através do trabalho com ele. Torna-se um potencial objeto de estudo para atores – declara Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, produtora do evento.

FICHA TÉCNICA:

Noites de Autógrafos – 4ª temporada – Segundo episódio.

Obra: O último artesão – Walter Avancini.

Escritora: Angela Brito.

Ano de lançamento: 2005.

Editora: Gryphus.

Número de páginas: 304.

Valor do exemplar: R$45.

Local: Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1).

Produção: RH Soluções Artísticas.