Barra

4 dicas essenciais para você vencer a procrastinação da Rafaela Freire

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Esta frase é colocada muitas vezes em paredes de repartições, ambientes desktops ou até mesmo, no status das redes sociais. Mas seja sincero com você mesmo, quantas vezes na semana você tem seguido esse lema.

No Brasil, a grande maioria das pessoas se sentem desmotivadas. E desmotivação é a mola propulsora da procrastinação. Quando não se tem vontade de fazer algo, realiza-lo se torna um peso, e deixar para depois, uma consequência.

Mas se você deseja se tornar uma pessoa mais produtiva, ainda está em tempo. Veja agora 4 dicas essenciais para você vencer a procrastinação dadas por Rafaela Freire.

1 – Seja simples e fragmente seu objetivo em etapas

Nosso sonhos são grandes, maiores muitas vezes que nossas casas, carros, nossas cidades. E acredite, é possível alcança-los, mas você não irá conseguir fazer isso de uma vez só.

E é quando nos deparamos com os desafios que tendemos a desanimar. Eles parecem grandes, impossíveis de serem vencidos. Assim, acabamos deixando de realizarmos tarefas de lado, porque elas parecem difíceis.

Mas, para que você consiga enfrenta-lo de forma verdadeira, é necessário fragmentar suas tarefas em pequenas partes.

Assim, aos poucos, você terá desenvolvido todas as suas tarefas e ter motivação para continuar.

2- Coloque todos os seus objetivos no papel

O primeiro passo para transformar as suas ideias em algo concreto é passa-las para o papel. Você deve então, aprender a pensar por escrito, com menos devaneios e mais ação.

Se você não escreve seus objetivos, eles se tornam confusos, imprecisos e desorientados.

3- Estabeleça prazos e desenvolva senso de urgência

Estamos acostumados a estabelecer prazo para as pessoas, mas nunca para nós mesmos.

Contudo, quando você passa a delimitar ações com determinado tipo de tempo, você passará a desenvolver o seu senso de urgência estimulando o seu hiperfoco.

Portanto, estabelecer responsabilidades para si mesmo é um compromisso que você tem com a pessoa mais importante do mundo, ou seja, você.

4 – Faça todos os dias uma coisa para te aproximar do seu objetivo principal

 

Bom, para que você entenda melhor esta quarta dica, imagine que você precisa andar 1 km, mas está muito cansado. Você dá o primeiro passo, em seguida, o segundo, quando percebeu, já está 10 metros mais longe da partida.

Você não está mais no mesmo lugar. A cada passo dado, você está um pouco mais perto do seu objetivo.

Por isso, é preciso que você garanta que a cada dia você estará mais próximo do que estabeleceu. Não interessa se isso vai levar 1 mês, 1 ano ou 10, o importante, é que você não esteja no mesmo lugar.

Para tanto, você não deve deixar de fazer um dia sequer uma meta que se aproxime do seu objetivo. Por exemplo, se seu sonho é construir uma casa, você sabe o quanto precisa economizar para isso, não sabe?

Agora imagine que hoje, você pode gastar R$ 100,00 comprando uma coisa supérflua, o guardar este dinheiro. Se você opta pela segunda alternativa, está R$ 100,00 mais próximo de conquistar sua casa própria, não é mesmo?

Sendo assim, não é preciso fazer grandes coisas todos os dias, mas saber que através das pequenas, você também obterá bons resultados.