A ativista lésbica Caroline Caldas foi nomeada quarta-feira(01), em publicação no Diário Oficial do Estado do Rio, para coordenação do programa estadual Rio sem Homofobia, que é ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos( SEDSODH), a pasta é comandada pela secretária Fernanda Titonel.
O posto de superintendente no programa Rio Sem Homofobia, era exercido por Ernane Alexandre Pereira, exonerado na mesma publicação.
Nascida e criada no conjunto de Favelas da Maré, Caroline participa de diversos movimentos sociais da comunidade LGBT. Ela aprimorou seu engajamento no fortalecimento aos direitos das mulheres lésbicas e periféricas, sendo reconhecida em sua comunidade. Ativista por muitos anos, ela, inclusive, trabalhou com a confecção e venda de bolos por encomenda.
Desde 2018, Caldas trabalha exercendo a função de assessora na Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual( CEDS RIO), tendo participado fortemente na proteção da cidadania de LGBTs durante a crise sanitária provocada pela Covid-19. Com ampla experiência em trabalhos sociais e gerenciamento em momentos de crise, a jovem também participou de projetos de combate ao preconceito a portadores do HIV.