Salve meu mano, eu sou o Gustavo Tait e essa é a coluna Vira Homem.
Logo após a estreia de nossa coluna, recebi uma enxurrada de mensagens, principalmente de mulheres, indignadas pelo início deste movimento, com esse foco e com esse nome. Segundo essas pessoas, nós HOMENS, não temos o direito de falar sobre nossos dilemas e dores, pois não sofremos um decimo do que as mulheres sofrem em nossa sociedade atualmente.
Bom, gostaria de validar todas as dores do universo feminino, reconheço que nós homens somos ultra privilegiados em relação as mulheres em centenas de variáveis, porém em hipótese alguma por esse fato podemos invalidar as dores do universo masculino, fazendo isso, estaríamos deixando de enxergar as principais causas diretas e indiretas, além das raízes dos principais problemas que as mulheres enfrentam atualmente por conta da sociedade patriarcal e machista a qual vivemos.
Esse será um espaço que jamais irá invalidar o sofrimento feminino, mas será focado sim, exclusivamente em ter um papo aberto, simples e direto exclusivamente com homens que buscam uma evolução pessoal.
Agora indo direto ao tema de hoje, precisaremos entender um pouco sobre o tamanho do estrago causado por nosso masculino ferido e começar a relacionar que as principais atrocidades da humanidade e as principais causas de nossos sofrimentos, possam ter suas raízes no mesmo local.
BRASIL O PAÍS DA DEPRESSÃO e VIOLÊNCIA
Quem diria que o país do carnaval também é um dos países com maior índice de depressão e violência do mundo. Vivemos um verdadeiro surto silencioso e mortal que toma conta da maioria das famílias de norte a sul do Brasil. Os efeitos colaterais diretos e indiretos disso são assustadores, doenças físicas e mentais estão acabando com a vida de milhões de Brasileiros, principalmente, em grande maioria de nós HOMENS, que somos responsáveis por mais de 90% dos números assustadores apresentados abaixo.
- Brasileiro é o povo mais ansioso do mundo, diz OMS
- O Brasil é considerado o país mais estressado da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)
- A cada meia hora uma pessoa tira sua própria vida no Brasil.
- Brasil é o oitavo pais em número de suicídios no mundo.
- Por ano são mais de 50 mil mortes por assassinatos registrados no Brasil.
- Mais de 35 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito.
- A cada 5 horas uma mulher é assassinada por crime de feminicídio no Brasil.
- Todo dia uma pessoa é morta por crime de homofobia.
- Cerca de 400 mulheres são estupradas por dia no Brasil.
- A cada 4 minutos uma mulher é espancada por seu companheiro no Brasil
- Brasil é considerado o país mais corrupto do mundo.
- Mais de 25 milhões de homens sofrem de impotência no Brasil.
E assim poderia escrever mais centenas de números.
Apesar de toda “alegria” externa do povo brasileiro a realidade interna é muito diferente. Por fora mostramos ser o país da diversidade, da união, do samba e alegria, mas por dentro estamos apodrecendo e recheado de doenças físicas e emocionais.
Mas aí você deve estar se perguntando, Tait, o que isso tem a ver com ser HOMEM? Tem tudo a ver. Mais de 90% desses casos são relacionados ou causados por nós homens, os famosos “Machos”.
O que entenderemos com detalhes por aqui é os motivos que estão por traz de todos esses números e informações. Como poderemos associar essas ações destrutivas causadas pelos homens a um masculino ferido e validar a emergência em nos curarmos.
Entenderemos de uma forma muito clara, como essa pressão de sermos esse “pseudo homem”, é a principal causadora dessa cascata e furacão de efeitos colaterais que estão de forma silenciosa e mascarada, arruinando com a vida de grande parte de nós homens e consequentemente de toda a sociedade.
Nesse momento que vivemos a epidemia do novo CORONA vírus, onde vemos o mundo se movimentando em busca de uma vacina, temos essa epidemia do masculino ferido a milhares de anos enraizada em nossa sociedade, causando milhões e milhões de mortes, A MAIS MORTAL EPIDEMIA DE TODA HISTÓRIA, porém sem que ninguém se dê conta ou tenha a coragem de olhar para ela frente a frente e de uma vez por todas mudar essa realidade.
ESSA É MINHA MOTIVACAO. E esse é o motivo que lhe convido a acompanhar esse espaço de diálogo e compartilhar com o maior número de homens que você conseguir. Somente juntos poderemos construir um futuro melhor para nós e para as próximas gerações.
Até a próxima semana. Oss
Gustavo Tait.
FALE COMIGO: @gustavotait