Vestido de noiva: como escolher a cor?

Aprenda porque nem toda mulher fica bem de branco

 

Decotado, tradicional, sem rendas, com brilho ou bordados, toda noiva que decide a data do casamento entra no mesmo dilema: que vestido usar, qual a cor?

 

Parece uma pergunta com resposta óbvia: branco!

 

Mas será? Você sabia que nem toda noiva fica bem de branco e que, nem sempre, na história da humanidade, o vestido de noiva foi branco?

 

Isso mesmo, a cor ideal para cada mulher deve ser escolhida a partir do seu tom de pele, por isso, nem sempre o branco é a cor perfeita.

 

Se você já ouviu alguém dizer: “essa cor fica tão bem em você!”, não é por acaso, existem muitos estudos que explicam essas constatações, é o que chamamos de coloração pessoal, e isso também vale para o vestido de noiva.

 

A tradição do vestido branco tem aproximadamente 200 anos, e antes disso as mulheres usavam qualquer cor para se casar: vermelho, verde, e até preto.

 

A tradição do branco começou com a coroação de Napoleão Bonaparte e sua esposa Josefina. Ao descobrir que não eram casados, o papa se negou a realizar a cerimônia, dizendo que somente realizaria a coroação se eles se casassem.

 

Para impressionar ao papa, Josefina mandou fazer um vestido branco, que ressaltasse a ideia de pureza, castidade e espiritualidade e, assim, nasceu o vestido de noiva, que antes de ser utilizado como vestido de coroação foi utilizado para o seu próprio casamento.

 

É comum as pessoas darem os créditos da institucionalização dessa cultura à rainha Vitória, mas, a cerimônia de seu casamento com o príncipe Alberto aconteceu em 1840, aproximadamente 36 anos após o casamento de Napoleão e Josefina.

 

Entre 1804 e 1840 foram registrados inúmeros vestidos de noiva brancos. Por isso, a rainha Vitória apenas popularizou o uso do branco para o vestido de noiva.

 

Agora, volto à pergunta que nos trouxe até aqui: será que qualquer mulher pode mesmo usar o branco no vestido de noiva?

 

Como especialista em coloração pessoal e consultora de moda e estilo, posso afirmar sem medo, que não.

 

O branco não é uma cor que se adequa a todos os tipos de pele. 

 

Quando uma mulher faz sua análise de coloração pessoal ela descobre qual a sua cartela de cores, identificando a cor mais próxima do seu tom de pele.

 

Minhas clientes me perguntam muito sobre o preto e o branco, se elas são cores coringas e se qualquer um pode usar. Mas, na verdade, o preto e o branco não estão na cartela de coloração de todas as estações, e muito menos de todos os tons de pele.

 

Existem outros neutros que podem ficar ainda mais bonitos, como: off white, marfim, cappuccino, nude..

A coloração pessoal nos ajuda a desconstruir afirmações como essas, fundamentadas sobre pilares culturais, como a institucionalização do branco para noivas.

Toda mulher que sonha com seu casamento, deseja que tudo seja extremamente lindo, mas, já pensou olhar as fotos dessa data tão especial e perceber que a cor do seu vestido não caiu bem em você?

Isso acontece mais do que você pensa, porém você pode evitar utilizando a coloração pessoal a seu favor.

 

Se você tem um tom de pele mais quente ou frio, se é melhor usar branco ou off white, se as cores dos metais devem ser ouro ou ouro branco, rosé, fosco ou brilhante, que maquiagem fica melhor, tudo isso é trabalhado durante um processo de coloração pessoal.

 

As pessoas pensam em como combinar as cores das roupas e acessórios, mas o estudo da coloração pessoal vai, além disso, e consiste em como combinar essas cores com as “nossas cores”, para obtermos mais harmonia com a imagem que estamos transmitindo às pessoas.

 

E quando falo “nossas cores”, estou falando de cabelos, sobrancelhas, cílios, olhos, maquiagem, pele… tudo.

 

Quando me casei, experimentei apenas um vestido, e ele não era branco, era off white. É uma pequena diferença de tonalidade, mas que na pele causa tamanha alteração.

 

Na época do meu casamento eu não era consultora e “sem querer” acertei a cor do meu vestido, tendo a oportunidade de me casar com a cor ideal ao meu tom de pele.

 

Mas você não deve correr esse risco e contar com a sorte. O achismo numa data tão especial não é a melhor escolha.

 

Quantas mulheres já não se tornaram reféns de maquiadores por não conhecerem sua cartela de cores, e usaram a clássica frase: “faz o que você acha melhor pra mim”, sem se darem conta que, muitas vezes, esses maquiadores não conhecem nada sobre coloração pessoal.

 

Coloração pessoal não é achismo. Consultoria é investimento. E conhecimento é liberdade e autonomia.

 

  • Vai casar e não sabe qual a melhor cor para o seu vestido?
  • Não faz ideia de quais tons utilizar em sua maquiagem?
  • Quer ter mais segurança para fazer suas escolhas?

 

Conheça mais do meu trabalho clicando aqui e faça seu processo de consultoria para se sentir linda e segura no dia mais especial da sua vida.

 

Um abraço,

 

Érica Cunha Alvarenga

Stylist and Image Consultant