Torus e Danny L Harle colaboram no EP “Starlight Divergence”

Um projeto criado por Torus, usando os stems do single “Starlight”, de Danny L Harle, como material de base para cada faixa

Ouça o EP aqui

O produtor experimental holandês Torus e o músico, compositor e produtor londrino Danny L Harle lançam hoje Starlight Divergence, um projeto de nove faixas criado por Torus usando os stems do aclamado single recente de Harle, Starlight, como material de base para cada faixa.

Torus (Joeri Woudstra) é um artista multidisciplinar que atua na interseção entre arte visual e música experimental. Retirando o “hiper” do hyper pop e transmutando-o para gêneros como ambient e club, Torus utiliza os vocabulários da música de dança para dissecar a cultura pop e a política. Ao expor de forma clara o material interligado e frequentemente denso de Harle, Torus incentiva o ouvinte a focar em um elemento de cada vez, permitindo que um senso mais concentrado de emoção emerja das harmonias e melodias. A grandiosidade estratificada do original de Harle é dissecada e apresentada como um friso de emoção estática.

O conceito de um lançamento estendido em formato de “Divergence” surgiu para Harle enquanto ele ouvia os stems de Starlight e percebia o quanto há de material na música que poderia se ramificar em outras vertentes interessantes — e como poderia ser instigante que outro artista aproveitasse esse material para criar algo novo. Torus pegou esse conceito e acrescentou uma nova dimensão a ele, estruturando este “Divergence” como uma mixtape. Ele esticou, reverteu e recortou o material, às vezes levando-o ao limite da reconhecibilidade.

Essa ideia também faz referência ao formato tradicional da música de dança, em que vários mixes de uma música eram lançados junto com a faixa original. Surgindo inicialmente como uma misteriosa transmissão na NTS, Starlight Divergence é uma releitura dessa prática, com o objetivo de que essas versões alternativas provoquem uma mudança na perspectiva do ouvinte, em vez de serem remixes prontos para a pista de dança.

O single original Starlight, lançado em 8 de junho, é uma colaboração entre Danny L Harle e a ícone do alt-pop PinkPantheress, com Harle buscando uma melancolia eufórica por meio de sua paixão por madrigais elisabetanos, Eurodance dos anos 90 e trance dos anos 2000 — com um resultado impressionante. Primeiro lançamento de Danny L Harle desde o álbum Harlecore de 2021, o trabalho recebeu aclamação generalizada (“Um dos melhores produtores de música eletrônica da Grã-Bretanha” – The Times; “A produção de Harle acelera de um lamento eletrônico melancólico para um eletro-pop frenético e pulsante, espalhando contramelodias por todos os lados” – New York Times; “uma viagem eletrizante até o topo do contador de BPM e em direção às nuvens” – The FADER). “Starlight” também foi o primeiro lançamento de Harle por sua nova gravadora, a XL Recordings, marcando um novo e ousado capítulo em uma carreira definida pela inovação sonora, pelo maximalismo emocional e por uma visão que desafia gêneros.

Starlight Divergence marca o mais recente de uma série de lançamentos aclamados de Torus, que ganhou atenção pela primeira vez em 2020 com The Flash, um álbum dividido com o DJ Lostboi que rapidamente se tornou um clássico cult da música experimental contemporânea. Desde então, ele criou trabalhos para o New Museum de Nova York com a artista Kate Cooper, desenvolveu a aclamada colaboração audiovisual These Cars Do Not Exist com o artista Mark Prendergast e lançou, no ano passado, o álbum Summer of Love, que agora está programado para um relançamento oficial em setembro, com participação de Malibu e outros artistas.

  1. Sea No Evil
  2. Voil
  3. Stardew
  4. Someone Like You
  5. Meteor Shower
  6. Up In Flames
  7. Love Me Back
  8. Starlight (Paulstretched)
  9. Club Paradise

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram