Você já se rendeu a um decote matador, mas, no fim das contas ele não valorizou o seu colo ou seios?
Colocou aquela calça flare e quando se olhou no espelho não conseguiu sair de casa?
Isso acontece porque o biotipo de cada pessoa é diferente e, consequentemente, não é toda roupa que fica bem em todo mundo.
Atendendo a muitos pedidos, na coluna de hoje vou falar sobre: os 5 Tipos Físicos e como cada um deles podem ajudar a construir uma imagem adequada ao seu corpo, ou, como eu costumo dizer, te derrubar! E você não quer que isso aconteça, não é mesmo?
Menos ou mais curvas, seios volumosos ou não, silhueta de violão ou bumbum generoso, existem uma infinidade de corpos e, não podemos dizer que um é mais bonito que outro, mas que são apenas diferentes.
E, por mais que alguns biotipos sejam mais valorizados que outros, você não precisa se adequar a um padrão para se sentir bonita, apenas utilizar a modelagem correta para o seu tipo físico.
Quer logo uma dica? Quem tem quadril mais volumoso, por exemplo, deve evitar peças que chamem a atenção para essa região.
Já quem tem um tronco mais esguio, pode aproveitar as peças que marquem a área e que criem uma ilusão de uma cintura mais definida.
Quer saber mais? Vem comigo!
Os principais Tipos Físicos
Qual mulher nunca passeou pelo shopping e levou para casa uma peça que nunca tirou a etiqueta? Muitas vezes isso acontece por impulso, mas, a chance delas nunca tirarem a etiqueta porque aquela peça ficou melhor no manequim do que nelas, é ainda maior.
Às vezes compramos determinadas roupas e nem passa pela nossa cabeça que aquele modelo pode não cair bem em nosso corpo.
E é por isso que agora vamos conversar sobre os 5 Tipos Físicos: Ampulheta ou 8, Triângulo, Triângulo invertido, Retângulo e Oval, e como cada um deles podem valorizar seu biotipo e imagem.
- Ampulheta ou 8
Esse é um dos tipos físicos mais valorizados. Também conhecido como “corpo violão”, o tipo ampulheta tem como característica ombros e quadris da mesma largura, ou seja, são proporcionais e a cintura mais fina.
- Triângulo
O triângulo é um dos tipos físicos mais encontrados no nosso país e é popularmente conhecido como “pêra”. O tipo triângulo tem o quadril, culotes e a região dos glúteos mais largos que a cintura e os ombros.
A mulher que geralmente tem esse tipo físico apresenta coxas mais grossas e quadril mais largo, característica que se mantêm mesmo que ela seja magra.
- Triângulo invertido
Como o próprio nome diz, a mulher com esse tipo físico tem características com proporções contrárias ao tipo triângulo. Ou seja, as medidas dos ombros e bustos são mais largas do que a parte inferior. Elas costumam ter pernas mais longas e esguias.
- Retângulo
Esse tipo físico é caracterizado por exibir as mesmas medidas nos ombros e quadris, mas diferente da mulher com “corpo violão”, aqui a cintura é reta, com medidas muito parecidas com as demais partes. É um tipo físico geralmente encontrado em mulheres mais magras e altas.
- Oval
O tipo físico oval é caracterizado por mulheres com as mesmas medidas no busto e quadril, e com a cintura maior do que as outra regiões.
Geralmente tem o pescoço mais curto, braços mais grossos, seios volumosos e pernas um pouco mais finas do que o restante do corpo.
E aí, você conseguiu identificar qual o seu tipo físico?
Todos os tipos físicos são bonitos e nenhuma mulher precisa se encaixar em um para se sentir bem.
Lembre-se: não existe um único padrão de beleza!
O que sempre reafirmo é que cada silhueta pode ser valorizada com a modelagem correta e alguns truques de moda.
E, da mesma maneira, também pode ser prejudicada pela escolha errada.
Falar de corpo não é uma tarefa fácil, pois a maior parte das mulheres têm tendência em evitar esse assunto, independente de peso. Mas, quando uma mulher não conhece o seu tipo físico compra peças que a desvaloriza.
Sempre digo às minhas clientes sobre a importância delas conhecerem as melhores modelagens para seus tipos físicos, pois isso as ajuda a evitarem qualquer tipo de sofrimento na hora de comprar uma peça.
Quantas mulheres passam por inúmeras situações desagradáveis por não conhecerem seus corpos.
E é justamente isso que eu quero evitar que aconteça a você. Aliado ao trabalho de Coloração Pessoal e à Consultoria de Imagem e Estilo, você pode se sentir emponderada e imponente, sem passar por qualquer tipo de sofrimento ou “saia justa”.
O mais importante é usar as roupas como aliadas e não como adversárias que querem destruí-la ou colocá-la em uma situação vexatória.
Conhecer o seu corpo é algo extremamente importante, principalmente se você valoriza sua carreira profissional e seu bem-estar pessoal.
Saber do seu tipo físico pode te ajudar até na escolha de looks em conformidade com o trabalho que você desempenha.
Quer saber mais? Acesse: erica.consultoriadeestilo e saiba sobre como fazer sua análise de Coloração Pessoal, Estilo e Tipo Físico.
Um abraço,
Érica Cunha Alvarenga
Stylist and Image Consultant