(Foto: Nick Ventura)
- ASSISTA AO VIDEOCLIPE DA FAIXA AQUI
- SEU NOVO ÁLBUM EVERY DAWN’S A MOUNTAIN É ANUNCIADO PARA 21 DE MARÇO E CONTA COM COLABORAÇÃO DE MITSKI, ENTRE OUTROS – ENCOMENDE AQUI
Tamino retorna para anunciar seu terceiro álbum, Every Dawn’s a Mountain, que será lançado em 21 de março pela Communion Records. O anúncio do álbum é acompanhado de um novo single e vídeo, “Babylon”.
Nascido entre as paredes de um castelo medieval, durante a passagem de som em um pequeno festival italiano, “Babylon” é uma jornada épica e explosiva de seis minutos e a primeira prévia de Every Dawn’s a Mountain. Tamino a chama de “pedra angular” do novo álbum, pois ela continuou a evoluir durante o tempo que ele passou em Bruxelas, Nova Orleans e Nova York – três cidades monumentais, cada uma com sua própria Babilônia moderna.
Every Dawn’s A Mountain foi escrito principalmente na nova casa de Tamino, a cidade de Nova York, marcando um novo começo para um artista que já é atração principal em arenas na maior parte da Europa e do Oriente Médio, e que foi recentemente convidado a tocar na Grande Pirâmide de Gizé; suas músicas e histórias impressionaram amigos e fãs como David Byrne, Lana Del Rey, Mitski e Colin Greenwood, do Radiohead. A voz de Tamino “carrega o poder hipnótico e imediato de algo muito mais antigo”, diz a NPR.
Every Dawn’s a Mountain é alimentada pela sensação de fogo e pela percepção de que tudo o que foi construído antes e dentro de você está prestes a queimar – talvez para melhor. O disco trata de perda, deslocamento, rompimento e abandono do passado e, a partir dessas brasas de destroços emocionais, Tamino emerge e entra em seu próximo capítulo. Embora a maioria dessas 10 músicas tenha sido escrita no apartamento de Manhattan para o qual ele se mudou recentemente, ele também gravou em uma igreja de Nova Orleans, no estúdio de Bruxelas e em quartos de hotel espalhados durante a turnê com Mitski, que canta com Tamino em “Sanctuary”, um dos muitos pontos altos de Every Dawn’s a Mountain. Embora ele tenha sido inspirado a aprender a tocar violão por seu avô – o famoso cantor egípcio Muharram Fouad –, os arranjos do álbum são em grande parte marcados pelo som de seu oud árabe. A voz de Tamino se destaca por toda parte, passando de profunda e sensual em um momento para um falsete trêmulo no momento seguinte. “Usar a música para transmitir mensagens mais profundas é a chave para o que Tamino faz”, descreveu o The Guardian. “Isso levou muitos a compará-lo ao falecido cantor americano Jeff Buckley, mas com arranjos orquestrais que remetem à sua linhagem árabe.”
“Assim como o fogo pode irromper com grande força, a maioria dessas músicas parece ter surgido de repente. Sem pudor e sem aviso, elas exigiram minha atenção e determinaram o curso de meus dias. Dizem que quanto mais rápido a chama queima, mais difícil é pegá-la. Da mesma forma, capturar a sensação certa durante a gravação foi um desafio às vezes. Nunca abordei a música de forma conceitual. Normalmente, a composição é mais como esculpir uma escultura auto-reveladora do que implementar cuidadosamente um projeto pré-existente. No entanto, após acontecimentos recentes em minha vida, senti uma enorme necessidade de construir um altar metafísico para o que havia sido perdido. O resultado final, embora às vezes eclético, parece ser o disco mais harmonioso que fiz até hoje, com todas as 10 músicas unidas por um mesmo senso de honrar e deixar ir.” – Tamino-Amir Moharam Fouad
Produzido por Tamino e pelo colaborador de longa data PJ Maertens, com coprodução de Eric Heigle (Arcade Fire, Dawn Richard) e Alessandro Buccellati (Arlo Parks, SZA), e produção adicional de Chris Messina (Bon Iver, Big Red Machine), Zach Hanson (Bon Iver, Sylvan Esso) e Jo Francken, Every Dawn’s a Mountain segue seu álbum Sahar, de 2022, e sua estreia Amir, de 2019, e é apoiado principalmente pela banda de músicos ao vivo de Tamino.
Every Dawn’s a Mountain Tracklist:
My Heroine
Babylon
Every Dawn’s a Mountain
Sanpaku
Sanctuary
Raven
Willow
Elegy
Dissolve
Amsterdam
Tamino Online: