Sua Majestade Real, a Rainha Angelique-Monet participou 67ª CSW em New York
A RAINHA CONSORT DA MAIS ANTIGA PLANTAÇÃO DE CACAU NA NIGÉRIA APOIA A COMISSÃO DA ONU SOBRE A SITUAÇÃO DAS MULHERES APELO PARA O FIM DA DIVISÃO DE GÊNERO DIGITAL E PROPÓS SOLUÇÕES DURANTE SEU EVENTO PARALELO COM AS PRINCIPAIS PARTES INTERESSADAS E RECEBEU RECONHECIMENTO DA CIDADE DE NOVA YORK POR FAZER A DIFERENÇA EM NOVA YORK , NIGÉRIA E ALÉM
Não é todo dia que a realeza e a esposa de um monarca pisam na sede das Nações Unidas e organizam seu próprio evento paralelo durante a Commission on Status of Women (CSW), uma das conferências mais antigas dentro da infraestrutura da ONU, estabelecida desde 1946 por uma resolução do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e seu secretariado é fornecido pela ONU Mulheres.
A 67ª CSW ocorreu entre 6 e 17 de março de 2023 e, na conclusão, Sua Majestade Real, a Rainha Angelique-Monet, a Rainha Consorte de Eti-Oni, Estado de Osun, Nigéria, concordou com as resoluções alcançadas para acabar com a divisão de gênero digital. Essas questões-chave foram abordadas no evento paralelo que aconteceu no dia 10 de março em um evento especial dentro da ONG CSW NY organizada por sua organização que é apoiada pelas Nações Unidas por meio do Conselho Econômico e Social (ECOSOC), Nova Geração em Ação e principal iniciativa A.F.I. Iniciativa para a Paz Mundial, NGIA AFIWPI.
O evento, que contou com várias partes interessadas importantes defendendo a defesa das meninas e mulheres, não apenas destacou questões, mas também apresentou soluções que já estavam sendo implementadas e abordou conceitos adicionais que ajudariam nessas lacunas de gênero por meio de parcerias e colaborações e exibiu os 10 pilares da organização anos de trabalho. Essas soluções demonstraram o trabalho que está sendo feito para abordar o tema: Inovação e mudança tecnológica, educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.
Uma das razões pelas quais era importante para a Rainha Consorte, nascida nos Estados Unidos, da mais antiga plantação de cacau da Nigéria, comparecer fisicamente à conferência com sua organização também hospedando um evento paralelo, era poder contar a história de seu papel atual como a única atual Nascida nos Estados Unidos, Rainha Consorte de um monarca estabelecido e um dos mais progressistas da África.
Em 2022, devido à pandemia, ela se dirigiu remotamente à Comissão de Status da Mulher sobre o trabalho em mudanças climáticas, desastres ambientais e redução de riscos específicos da Eti-Oni, bem como igualdade de gênero e efeitos das mudanças climáticas em sua região. Eti-Oni é uma cidade majestosa e rural rica em história localizada ao longo do cinturão da floresta tropical na região subsaariana da África Ocidental e o atual governante ostenta o título de Sua Majestade O Oloni de Eti-Oni, Oba (Rei) Dokun Thompson Gureje IV. King Dokun Thompson é o líder da iniciativa de renascimento do cacau.
Em um esforço para apoiar o marido e o trabalho de longa data do rei, a rainha Angelique-Monet é uma defensora das mulheres rurais em comunidades produtoras de cacau como Eti-Oni, onde a tecnologia digital e o suporte, incluindo serviços sociais como saneamento e serviços de saúde , a igualdade de gênero e o acesso à internet são limitados. Em muitas discussões na conferência, a rainha Angelique-Monet falou sobre a infeliz e triste situação que ela indicou ser devida não apenas à falta de recursos, mas também à dificuldade de financiamento e à indisponibilidade de grandes instituições que possam ajudar a conscientizar e educar o pessoas em comunidades rurais. Ela também reiterou que houve muitas situações em que os ocidentais que estavam tentando fazer algumas contribuições acabaram introduzindo soluções que não funcionam na África devido a vários fatores, como lacunas de compatibilidade e diferenças culturais e desafios crescentes de obtenção de financiamento para projetos de tecnologia, particularmente em comunidades rurais na África.
Como uma americana que agora vive no continente africano e em uma cidade rural, a rainha Angelique-Monet também trabalha como presidente do Grupo de Desenvolvimento Eti-Oni, envolvendo todos os parceiros de desenvolvimento, o que lhe dá experiência prática e uma compreensão clara dos aspectos práticos e soluções viáveis que podem ser oferecidas ou empregadas para alcançar os resultados desejados. Em seu discurso, ela deu as razões pelas quais ONGs menores e parcerias são essenciais para enfrentar e abordar os vários problemas mencionados anteriormente e aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas a todos que visitam o Reino de Eti-Oni para conhecer os produtores de cacau, principalmente mulheres, e vivenciar um comunidade rural produtora de cacau localizada na floresta tropical.
Para a rainha Angelique-Monet, sua organização, NGIA AFIWPI também usa filmes, mídia e smartphones para jornalismo cidadão para abordar questões importantes, enquanto trabalha em parceria com a International Cocoa Diplomacy fundada por Sua Majestade Real Oba (Rei) Dokun Thompson, seu marido e ambos fundaram o único festival de cinema na Nigéria que acontece duas vezes por ano e focado nas comunidades rurais – Royal Cocoa International Film Festivals com objetivos de levar o cinema internacional às comunidades rurais, incluindo treinamento em técnicas de produção de filmes para que as pessoas rurais possam começar a desenvolver e compartilhar suas histórias através da tecnologia.
Sua Majestade Real, a Rainha Angelique-Monet participou 67ª CSW em New York
Em seu estilo e tradição típicos, a Rainha Angelique-Monet, ao se dirigir ao público, apresentou seu canto padrão de paz e uma mistura de espirituais afro-americanos e nativos americanos que fazem parte de sua cultura. Enquanto o público usava seus corpos para fazer percussões seguindo seu exemplo, ela disse “a beleza e a alegria de ver todos pessoalmente após três longos anos devido à pandemia é inexplicável, estou feliz que possamos continuar avançando usando nossas artes e nossa cultura, nossos corações se tornam nossas vozes para nos tornarmos um e criar um mundo onde as meninas e as mulheres tenham igualdade e possam viver a vida que merecem.”
O programa especial intitulado “Nova Geração de Contadores de Histórias”, com a ONG CSW NY aconteceu no dia 10 de março de 2023 entre 10h30 e 12h no Auditório do Exército de Salvação e segundo a ONG CSW NY, o evento recebeu um “Sessão com grande público”, fita. Juntando-se à discussão estavam os direitos das mulheres e palestrantes que usam seu trabalho nas artes para ajudar meninas, crianças e mulheres. Entre eles, o ex-presidente de radiodifusão pública e cineasta premiado, a princesa Cheryl Halpern, que fez o discurso principal. Enquanto se dirigia ao público, a princesa Cheryl Halpern presenteou a rainha Angelique-Monet com o livro Arte da Paz, que apresentava a arte das crianças como uma apreciação especial para reconhecer o apoio e as contribuições de Sua Majestade Real para tornar este mundo um lugar melhor. Halpern, que é uma parceira de longa data da organização, também comemorou o aniversário de cinco anos de sua organização, Visions of Peace Initiative, incluindo a produção de filmes de propósito que a organização usou para destacar várias questões sociais enfrentadas em todo o mundo. Como uma organização voltada para a juventude, a organização homenageou a princesa Natasha Dematra, que recebeu o prêmio “Youth Lady of The Year 2023” (Abaixo de 25 anos) do New Generation In Action por seu trabalho como cineasta, atriz e musicista desde os 11 anos. .
A mensagem de Boa Vontade foi dada por Sua Excelência Embaixadora (Dr) Olufolake Abdulrazaq (Primeira Dama do Estado de Kwara, Nigéria) e Fundadora, Ajike People Support Centre, Nigéria) e representando o Departamento de Serviços Sociais de Nova York (a maior agência de serviço social nos EUA ) foi o Diretor de Iniciativas de Equidade de Gênero, Gregory Williams, que também se dirigiu ao público e foi apoiado por membros do departamento de serviços sociais que estavam presentes.
Outros destaques do evento incluíram destacar o papel das mulheres indígenas na sociedade Kayla Lookinghorse-Smith, uma anciã nativa americana e designer de moda. J.D. Rose (Diretor de notícias do estúdio, área de Nova York), que destacou o jornalismo cidadão e o cinema de smartphone, um dos principais impulsos da Rainha Angelique-Monet na última década com o Prof. Karl Bardosh, que também estava presente. Outros palestrantes incluíram Jessica Macklin-Cipro (jornalista premiada, co-fundadora do James Lane Post), que deu uma visão sobre o trabalho que sua revista havia feito para as mulheres e o papel positivo da mídia na mudança da narrativa. Líder da Juventude NGIA – Jagrit Bajwa sediou o evento enquanto a Coordenadora de Eventos Globais da NGIA, Edna Perkins, apresentou Amanda Greaves (Diretora Residencial e Presidente do Comitê DEIA) e Natalie Longsworth (VP de Recursos Humanos), ambas do WORC da Life, que fizeram uma apresentação e fizeram uma homenagem sincera mensagem do trabalho da organização para mulheres e meninas.
A cidade de Nova York também reconheceu a Rainha Angelique-Monet de Eti-Oni com um certificado de reconhecimento no fórum durante a 67ª Sessão da Comissão sobre o Status da Mulher por seus esforços para defender a igualdade de gênero em todo o mundo e declarou o seguinte, ”Através do seu trabalho como fundadora da NGIA, New Generation In Action e Artisan Festival International World Peace Initiative, você ampliou as vozes de mulheres e meninas e fez uma diferença positiva em Nova York, Nigéria e além. Uno-me a todos reunidos no evento de exibição de filmes ”Nova Geração de Contadores de Histórias” para aplaudir suas realizações e desejar a você sucesso contínuo. Juntos, continuaremos a FAZER AS COISAS e construir um futuro mais brilhante, seguro e inclusivo para todos.”