Seus estilos refletem a sua personalidade?

Bem-humorado, rebelde, calmo, discreto, agitado, introspectivo… Cada um de nós têm diferentes personalidades e isso se reflete na vida, inclusive no modo como nos vestimos.

Estilo e personalidade estão diretamente relacionados. Vestir-se é uma forma de expressão, e as roupas sempre transmitem uma mensagem sobre você.

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, o que vestimos diz muito sobre nós, pois nossa personalidade influencia diretamente nossas escolhas e preferências, seja de forma intencional ou não.

Pessoas mais reservadas, por exemplo, tendem a optar por looks mais discretos com cores mais neutras e peças mais básicas.

Por outro lado, pessoas mais ousadas costumam vestir peças com cortes diferentes, cores mais vibrantes e combinações arrojadas.

Será que, estamos comunicando quem somos para o mundo, ou, a imagem que as pessoas têm de nós não representa quem somos?

O primeiro contato visual com alguém, em qualquer ambiente, seja ele descontraído ou formal, é o que nos determina para as pessoas, por mais que não sejamos o estereótipo que elas construíram.

Por isso, posso afirmar que os estilos que vestimos são a nossa personalidade.

  • Será que você afirma isso diariamente?
  • Os seus estilos refletem, de verdade, a sua personalidade?

Muitas vezes, uma pessoa tímida se veste de outra maneira e acaba comunicando quem ela não é. Assim como uma pessoa muito extrovertida que se veste de maneira completamente formal e expressa uma imagem que não é a sua.

Qual é então a importância de estarmos vestidos de acordo com o que somos?

Quando não expressamos a nossa personalidade na maneira como nos vestimos, isso tende a “travar” todo o nosso potencial e causar uma certa infelicidade, podendo até transmitir a imagem de uma pessoa insegura, indecisa e vulnerável.

Eu, por exemplo, antes de me tornar consultora de estilo e imagem, me adequava a um trabalho onde não expressava minha personalidade e, de certa forma, isso se refletia na maneira como eu me vestia.

Comecei a me vestir de maneira mais formal porque o trabalho me exigia, mas não era o que eu gostava e nem os meus estilos.

Já parou para pensar o quanto isso pode impactar a sua vida? 

Você não pode ser uma pessoa na vida pessoal e outra na profissional, não mudamos a nossa personalidade de acordo com o ambiente.

Não mudamos a nossa essência, podemos até tentar camuflá-la, mas com o tempo isso irá nos afetar.

Sempre recomendo às minhas clientes que elas façam um exercício muito simples para começar a perceber se a imagem que eles querem transmitir é a que de fato elas estão transmitindo.

Pergunte às pessoas o que elas veem em você, se és uma pessoa mais séria, doce, leve, firme, autoritária na forma como se veste.

E se elas disserem algo muito diferente daquilo que você acredita ser, algo está errado. Comece a comunicar a pessoa que você realmente é!

É comum as pessoas tentarem se inspirar em personalidades, famosos e pessoas influentes para se vestir, entretanto, isso não pode ditar os seus estilos.

A forma como nos vestimos, vai além da imagem pela imagem, mas o quanto se sentir bem com o que você vê no espelho pode:

  • Melhorar a autoestima
  • Proporcionar autoconhecimento
  • Resgatar a alegria e felicidade em ser quem você é
  • Trazer autoconfiança e segurança
  • E ter uma imagem coerente com aquilo que quer transmitir

 

Quer saber como deixar a sua personalidade influenciar em seus estilos?

Com o trabalho de consultoria você consegue fazer um processo de auto análise muito mais efetivo.

Acesse: @lieeconsultoria e saiba mais!

Um abraço,

Érica Cunha Alvarenga

Stylist and Image Consultant