Sergio Krakowski e Bernardo Ramos ocupam o Recipiente Porongo no dia 21 de novembro com os shows “Poemas para Trio” e “Boca do Tempo”

(Foto 1: Sergio Krakowski / Lucca Mezzacappa/Divulgação | Foto 2: Bernardo Ramos / João Atala/Divulgação)

No dia 21 de novembro, às 20h, o Recipiente Porongo (Rua Pinheiro Guimarães, 34, Botafogo) recebe o encontro de Sergio Krakowski e Bernardo Ramos em uma noite que celebra a amizade, a afinidade musical e a força criativa da nova música instrumental brasileira. Os artistas apresentam, em dois sets, os álbuns “Poemas para Trio”, lançado por Ramos em 2024, e “Boca do Tempo”, o mais recente trabalho de Krakowski, ambos pela gravadora Rocinante. Os ingressos custam R$30 e estão à venda pelo Sympla. A casa tem capacidade para 120 pessoas.

Bernardo Ramos sobe ao palco acompanhado de Bruno Aguilar (contrabaixo) e Sergio Krakowski (percussões), para apresentar o repertório de Poemas para Trio. De maneira intercalada, Krakowski retorna em formato solo para desfiar as faixas de Boca do Tempo. A ideia é criar uma espécie de suíte contínua, conectando os dois universos sonoros, a harmonia e a narrativa de Ramos com a pulsação e a poética de Krakowski.

“A gente se conhece há muitos anos e sempre admiramos o trabalho um do outro. Existe uma escuta muito viva entre nós, uma troca que vai além da técnica. Podemos dizer que é um encontro de visões musicais e de vida”, comenta Bernardo Ramos.
“Tocar com o Bernardo é como conversar com um velho amigo sobre algo novo. Cada música se transforma, ganha outro corpo. E o palco é o lugar onde essa conversa vira som”, completa Sergio Krakowski.

Sobre os artistas:

BERNARDO RAMOS

Guitarrista e compositor carioca, Bernardo Ramos é bacharel em violão clássico e mestre em composição pela UFRJ, com mais de 20 anos de carreira. Como compositor, destacou-se ao colaborar com Naná Vasconcelos na trilha do espetáculo Capitães da Areia (2005), indicada ao Prêmio Shell. Também atua como produtor e arranjador, tendo assinado a produção do álbum Sofia Gubaidúlina, Hermeto Pascoal e Ígor Stravinsky, da pianista Erika Ribeiro, indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria de Melhor Álbum de Música Instrumental. Pela Rocinante, lançou os discos Cangaço (2019) e Poemas para Trio (2024).

SERGIO KRAKOWSKI

Pandeirista, cantor, compositor e produtor carioca, Sergio Krakowski vem redefinindo o papel do pandeiro na música contemporânea. Nos anos 2000, fundou o grupo Tira Poeira e, desde então, construiu uma carreira que une improvisação, tecnologia e expressão pessoal. Produziu os discos Carrossel de Pássaros (2012), Pássaros: A Fundação da Ilha (2016) e Mascarada (2024), homenagem a Zé Keti que foi eleito pela APCA um dos melhores discos nacionais do ano. Em 2025, lança pela Rocinante seu álbum solo Boca do Tempo, em que explora novas linguagens rítmicas e poéticas.

Serviço
Sergio Krakowski e Bernardo Ramos – “Poemas para Trio” e “Boca do Tempo”
Local: Recipiente Porongo – Rua Pinheiro Guimarães, 34, Botafogo, Rio de Janeiro
Horário: 20h (2 sets)
Ingressos: R$30 – à venda pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/apresentacao-musical-bernardo-ramos-poemas-para-trio-e-sergio-krakowski-boca-do-tempo/3216379?_gl=1*wi9lzs*_gcl_au*NjEwNTg0OTU5LjE3NjE2NjM5NjYuODkzMDM5NTM2LjE3NjMwNDIwMjMuMTc2MzA0MjAyMw..*_ga*MTYwMzIwNzMxOS4xNzYxNjYzOTY5*_ga_KXH10SQTZF*czE3NjMwNDAxNjkkbzIkZzEkdDE3NjMwNDIxOTIkajIwJGwwJGgxNTUzNjM2NjE3&share_id=copiarlink
Capacidade: 120 pessoas