Saiba sobre o uso de cannabis medicinal no tratamento de pets

O uso medicinal de cannabis na medicina veterinária, vem cada vez mais se difundindo e obtendo bons resultados. Essa modalidade de tratamento alternativo vem ganhando espaço e estudos controlados. Apesar da busca de informações por parte dos tutores, alguns veterinários ainda aguardam mais resultados científicos e podem ter ainda um certo desconforto em abordar o tema.

                                                                              Dr. Modesto Tofanelo

Os principais problemas de saúde, pelos quais os tutores buscam informações sobre o uso medicinal de cannabis para animais de estimação são: gerenciamento da dor, ansiedade, epilepsia, temperamentos ou fobias e fogos de artifício, doenças gastrointestinais, câncer, tontura, atopia, alergias ou outras condições dermatológicas, infecções, estímulo do apetite ou anorexia, cuidados paliativos e doenças articulares.

Dentre as várias possibilidades de formulações farmacêuticas para oferecer a cannabis para os pets, biscoitos palatáveis ou a óleos vem sendo utilizados, facilitando assim a administração da terapia e a aceitação pelos animais.

Os estudos mostraram que cães com epilepsia tiveram menos convulsões usando óleo a base da cannabis sabor frango, assim também como pacientes com dores crônicas ou agudas tiveram uma redução significativa no grau doloroso, vale ressaltar que o uso da cannabis medicinal não exclui o uso das terapias medicamentosas ou cirúrgicas convencionais e pode agir em sinergismos com as mesmas.

Os resultados são cada vez mais positivos, e fica evidente que o uso de cannabis traz vários benefícios, destacando-se os efeitos analgésicos e antiálgicos, ansiolíticos, anticonvulsivante, neuroprotetores e outros.

 

Texto:  Dr. Modesto Tofanelo –  médico veterinário

Fotos: Reprodução da internet