Rogê compartilha o incrível cover da música “A Rã”, de João Donato e Caetano Veloso

Foto: Julian Klincewicz

SEU NOVO ÁLBUM CURRYMAN II SERÁ LANÇADO EM 22 DE NOVEMBRO – ENCOMENDE AQUI

Escute aqui.

“…seu soul centrado no samba é capaz de trazer um pouco de sol brasileiro para onde quer que vá, ao mesmo tempo que expande as fronteiras do que o samba tradicional pode soar, quem tem acesso a ele e as várias formas em que pode ser consumido.”Remezcla

São Paulo, outubro de 2024 – Rogê retorna com uma interpretação magistral de “A Rã”, de João Donato e Caetano Veloso. Ele leva o som de samba soul pelo qual é conhecido a novos territórios, quase entrando no som das gravações de soul de Miami dos anos 70, com um arranjo que utiliza baterias eletrônicas, sintetizadores e um inesperado solo de apito. A combinação do som swingado de Rogê e a produção atemporal de Brenneck dá nova vida a este clássico brasileiro.

“Curyman, desde o início, foi pensado para ser uma forma de homenagear todas as minhas maiores influências na música brasileira. Por isso, ele reúne uma mistura de diferentes estilos da nossa própria cena musical. No final, senti que ainda precisava prestar uma homenagem a João Donato e Caetano Veloso. Para mim, João Donato é um dos maiores gênios da música brasileira, um ídolo de Tom Jobim e parceiro próximo de João Gilberto. Ele viveu em Los Angeles por muito tempo, e tive a chance de conhecê-lo durante suas últimas visitas à cidade. Chegamos até a gravar um single juntos—somos parceiros musicais. Eu realmente senti a necessidade de homenageá-lo, e quando gravei esta canção, queria fazê-lo enquanto ele ainda estivesse conosco. Nosso trabalho acabou sendo uma homenagem ao grande João Donato enquanto ele ainda estava vivo…

Quando se trata de Caetano Veloso, tenho uma memória especial ligada a essa canção. Eu já havia tocado em vários lugares, e certa vez a executei em um evento onde Caetano estava presente. Naquele dia, toquei uma versão diferente, experimentando um novo estilo no violão. Depois do evento, quando eu estava saindo, Caetano se aproximou de mim. Foi a primeira vez que realmente tivemos a chance de conversar. Ele disse: ‘Cara, aquela versão que você tocou foi incrível, adorei o seu estilo e a forma como você tocou o violão.’ Aquilo ficou comigo. Então, quando chegou a hora de gravar esta música para Curyman, eu sabia que precisava homenagear Caetano, junto com João Donato—dois dos meus maiores influenciadores. As palavras de Caetano naquele dia me inspiraram; se ele gostou da versão mais simples, só com voz e violão, acredito que ele apreciaria a versão final também. Assim, Curyman acabou sendo uma homenagem a duas lendas da música brasileira, João Donato e Caetano Veloso.” – Rogê

O artista Rogê, indicado ao Latin Grammy e vencedor do Prêmio da Música Brasileira, se tornou uma figura central no ressurgimento da Música Popular Brasileira (MPB). Com uma carreira rica de mais de duas décadas, Rogê lançou sete álbuns solo que consolidaram seu lugar na cena musical contemporânea brasileira. Seu trabalho é caracterizado por uma fusão única de ritmos brasileiros tradicionais com influências modernas, tornando seu som atemporal e inovador.

As colaborações de Rogê têm sido particularmente notáveis, incluindo o aclamado álbum Na Veia (2016) com o lendário sambista Arlindo Cruz. Esse álbum, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode, demonstra a conexão profunda que ambos os artistas têm com o samba. Outra colaboração significativa foi Seu Jorge & Rogê (2020), um projeto que uniu duas das vozes mais icônicas do Brasil e que ressoou tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Originalmente do Rio de Janeiro, Rogê agora reside em Los Angeles, Califórnia. Sua mudança para os EUA permitiu que ele apresentasse os sons vibrantes do Brasil para novos públicos, expandindo sua influência além de seu país de origem. Em março de 2023, ele lançou seu álbum de estreia nos EUA, Curyman, pelo selo Diamond West Records. Produzido por Thomas Brenneck, da Budos Band, que já trabalhou com artistas como Lady Gaga, Beyoncé, Jay-Z e Amy Winehouse, o álbum celebra o samba com mensagens de resiliência e redenção. Curyman não só marcou o lançamento do novo selo de Brenneck, mas também refletiu a profunda crença de Rogê no poder da música de inspirar esperança e perseverança.

Olhando para o futuro, Rogê se prepara para lançar Curyman II em novembro de 2024. Baseando-se no sucesso de seu álbum de estreia nos EUA, este próximo álbum promete trazer ainda mais ritmos vibrantes de samba e letras reflexivas. À medida que Rogê continua a evoluir seu som e expandir os limites da música brasileira, ele mantém seu compromisso de espalhar a rica herança cultural do Brasil para públicos ao redor do mundo.

“CURYMAN II”

“Curyman II é uma evolução do primeiro Curyman porque, com o tempo, passamos a nos entender e a nos conhecer mais profundamente. Isso se aplica ao Tommy, a mim, ao Simon e até aos músicos, que são praticamente os mesmos do primeiro álbum. Acredito que isso faz uma diferença significativa, especialmente considerando que temos Verocai e composições que continuam a refletir minha vida em Los Angeles, além de representar uma paleta colorida da Música Popular Brasileira.” – Rogê

Curyman II também marca um grande retorno do lendário arranjador Arthur Verocai, após a bem-sucedida colaboração no Curyman I. Juntos novamente, eles expandiram seu trabalho anterior, misturando os arranjos intrincados e camadas de Verocai com as melodias emocionantes de Rogê. Este álbum continua a missão compartilhada de honrar a rica herança da música brasileira, ao mesmo tempo em que explora novas fronteiras criativas.

Elogios para Curyman:

“Rogê, do Brasil, traz o Rio para os EUA com sua fusão de samba-funk…” NPR

“…Curyman, 11 músicas que passeiam pelo léxico do samba; suave, funky, nostálgico, centrado na esperança e nossa conexão com a natureza e os orixás (divindades).”The Guardian

“Samba-funk cinematográfico, tingido de uma psicodelia calorosa e muita saudade, Curyman é um farol da música brasileira moderna e um sucesso instantâneo para os dias de verão.”Aquarium Drunkard

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.