Nascido e criado em São Paulo Capital, Renato Wellington Cardoso, cresceu ouvindo música, e as referências musicais também influenciaram o garoto que desde pequeno, que ouvia muito grupo Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho.
Em sua adolescência começou se interessar muito pelo ritmo do pagode que conheceu através de amigos e, desde então, traçou uma meta: ser músico, ou melhor, pagodeiro.
Virou músico percussionista e se apaixonou ainda mais pelo o que estava fazendo, quando certo dia foi convidado para ser cantor de um grupo e ele aceitou o desafio, se destacou e foi convidado para ser o cantor oficial.
Determinado sempre em seu propósito de ser um bom cantor de pagode, ele seguiu em frente, passando por outros grupos, fazendo presenças em alguns shows cantando apenas algumas músicas como convidado até que decidiu ter seu próprio pagode, o Pagode do Renato Cardoso. Com muito talento e carisma, vem conquistando muitos fãs e seguidores pelo seu trabalho, um público que vai de adolescentes a idosos, transformando se em um dos melhores cantores da região.
O menino que começou a cantar por um simples hobby hoje é considerado um dos mais requisitados do momento.
Após 15 anos Renato Cardoso é um dos mais versáteis e criativos cantores da região. Seu estilo é moderno e diferente. Ele transmite em seus shows a influência de tudo o que ouve. Vários ritmos, se fazem presentes em seus shows transformando se em um pagode interativo onde ele atende pedido do seu público criando uma identificação natural com público de todas as idades
Renato Cardoso, hoje, é uma referência e um modelo inspiracional para os novos cantores, que se espelham na sua trajetória.