Peixinho Festival leva diversas atrações gratuitas ao Vidigal

(Luã Batista, Tai Xavier e Nino Batista, criadores do Peixinho Festival – Crédito fotográfico Peixinho Estúdio)

No histórico Teatro do Vidigal, evento recebe apresentações musicais, teatro, poesia, performances, exposições e instalações para promover inclusão e diversidade nas artes

Um espaço de encontro, criação e celebração da arte brasileira. Esse é o propósito do Peixinho Festival, que estreia no Teatro do Vidigal, no Morro do Vidigal, nos dias 13 e 14 de dezembro, sábado e domingo, das 17h às 22h. Com uma programação diversificada inspirada em raízes culturais, o evento receberá 18 artistas em apresentações musicais, teatro, poesia, performances, exposições e instalações.

Criada pelo trio de artistas do Grupo Nós do Morro Nino Batista, Tai Xavier e Luã Batista, a iniciativa tem o objetivo de reafirmar o poder transformador da arte incentivando o desenvolvimento e a visibilidade de artistas independentes e a formação de novos públicos.

De acordo com Nino Batista, esse é o primeiro passo para um projeto que cada vez mais se consolidará na inclusão e diversidade nas artes, acesso democrático e lazer cultural de qualidade, fortalecimento da economia criativa local, construir pontes de diálogo entre territórios, culturas e contextos sociais, valorizar e integrar novas e múltiplas vozes e expressões artísticas, inspirar reflexão e empatia por meio da criação artística.

– Queremos ser um palco aberto que reflete a diversidade e a potência cultural do país. Mais que um evento, o festival é uma experiência de escuta, celebração e reflexão sobre identidade cultural, ancestralidade e pertencimento – destaca Nino.

Teatro do Vidigal: berço de arte e resistência

Construído pelos próprios artistas do Grupo Nós do Morro, o Teatro do Vidigal é um marco de criação coletiva e força cultural no território. Foi inaugurado em 1996 com o espetáculo Machadiando – Três histórias de Machado de Assis, contando com doações da Royal Shakespeare Company, de Paul Heritage, e do documentário Testemunho Nós do Morro, dirigido por Rosane Svartman e Vinicius Reis, além do apoio de lojas de materiais de construção da comunidade do Vidigal. Há mais de duas décadas, o espaço forma artistas, acolhe montagens profissionais e abriga mais de uma centena de espetáculos, cursos e eventos. Hoje, o Peixinho Festival – Raízes Culturais tem a honra de ocupar e celebrar esse lugar histórico, reconhecendo a importância e o apoio do Nós do Morro como referência de arte, cultura e transformação no Vidigal.

Serviço:

PEIXINHO FESTIVAL – FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS

Local: Teatro do Vidigal – Rua Dr. Olinto de Magalhães, 16, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ

Dia e hora: 13 e 14 de dezembro, sábado e domingo, das 17h às 22h

Entrada: gratuita

Rede social: https://www.instagram.com/somosapeixinho/

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho @dicasdopinhao