O TRABALHO ENGRANDECE O HOMEM?

Salve meu mano, eu sou o Gustavo Tait e essa é a coluna Vira Homem.

Caso você esteja chegando agora por aqui, diretamente nessa reportagem, lhe convido a acessar os artigos anteriores, onde trago uma sequência de informações de grande valia para sua evolução e transformação pessoal. Essa coluna tem uma sequência lógica que é complementada a cada semana.

Pegando o gancho desse último feriado de Sábado, dia 01 de maio, onde se comemora o Dia do Trabalhador em diversos locais do mundo, uma data que teve sua origem em 1886 quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto e assim a data se popularizou até os dias de hoje.

Acontece que quase 150 anos depois, quase nada mudou, apenas criamos novas maneiras de exploração. Jornadas de trabalho cada vez maiores, salários cada vez mais incoerentes e direitos humanos diminuídos a cada dia.

O que isso tem a ver com nossa coluna? Tudo. Estudos mostram que aqui no Brasil mais de 97% dos cargos de liderança das empresas estão nas mãos de nós homens.

Dando continuidade a linha de raciocínio que estamos trabalhando desde o início aqui na coluna, uma outra válvula de escape gigantesca utilizada pelos homens para fugir de suas dores internas é o trabalho. Existe quase uma obsessão por produzir, produzir e produzir, assim nunca sobrando tempo para viver e olhar de frente para os desafios da vida. Essa cultura do mundo masculino, acaba desencadeando uma avalanche de problemas sociais em toda sociedade, onde o capitalismo desenfreado toma conta e a cultura da produção a todo custo reina, deixando a vida em último plano.

O trabalho, que teria sim, sua função de engrandecer o homem, hoje é um dos maiores vilões da sociedade. Não temos tempo para viver, as respostas precisam ser imediatas, o trabalho nos acompanha desde o café da manhã até nossa cama com os celulares, dia de descanso são raros e a redução de custos e maior produtividade a todo custo é a obrigação.

O resultado disso é uma epidemia silenciosa de problemas físicos e emocionais que estão destruindo nossas vidas, nunca tivemos tantos empresários frequentando psiquiatras e tomando remédios tarja preta, nunca tivemos tantos funcionários sobrecarregados e infelizes no trabalho. Um último estudo feito no Brasil em 2019, apontou que mais de 90% dos trabalhadores estavam infelizes e se sentindo sobrecarregados em seus ambientes de trabalho.

O convite de hoje é aproveitarmos essa data histórica para refletirmos o quão estamos nos engrandecendo com nosso trabalho, ou o quão estamos nos adoecendo. A dica para você empresário é analisar como dentro de sua realidade, você pode proporcionar o melhor ambiente de trabalho a seus colaboradores, entendendo que eles possuem famílias e vidas, respeitando o lado humano das pessoas. E para você trabalhador, é analisar se o local que você trabalha está lhe respeitando como ser humano, ou se este trabalho está lhe adoecendo a cada dia.

Nossa missão como verdadeiros homens é sempre buscarmos nossa evolução e a evolução de nossa sociedade, sempre digo que não é um trabalho fácil, mas não estamos aqui vivos, apenas para sobreviver, merecemos o máximo que a vida tem para nos proporcionar. Eu confio e acredito em você.

Feliz Dia do Trabalhador.

Se você achou que esse tema é relevante, compartilhe com o máximo de pessoas que puder, para que juntos possamos construir uma sociedade melhor para nós e para as próximas gerações.

Até breve.

Gustavo Tait.

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias