Barra

Netho Vidigal impulsiona carreira internacional e lança single ‘Bonde das Fernandas’

Ernesto Vidigal, conhecido no meio artístico como Netho Vidigal, é maranhense e possui 30 anos de carreira.

Considerado um artista multitalentoso, pois é cantor, compositor, ator, bailarino, produtor cultural, empreendedor e realizador, onde desde muito jovem soube dosar as suas ações em busca do sucesso.

Em sua trajetória, Netho explora com naturalidade seus talentos onde quer que esteja vivendo, desde sua terra natal no Maranhão, depois em grandes polos culturais como Rio de Janeiro e São Paulo no Brasil ou por outros lugares além-fronteiras. Atualmente o artista vive na Europa, migrando para Portugal, em 2021, onde acrescenta mais uma formação em seu currículo. Como profissional da indústria do Entretenimento e experiência no mercado internacional, resolveu retornar ao exterior, onde viveu por sete anos e iniciou seu mestrado em Direção de Cinema e Televisão.

Mas as novidades não param, e agora neste 1º de agosto, Netho está lançando o audiovisual de ‘Bonde das Fernandas’, um pop, no ritmo bem ao estilo carioca e dançante, que promete ser um grande hit, mesclando uma sonoridade atraente com a batucada do sambafunk.

A obra conta com a produção musical de Kiko Freitas (DF) e voz gravada no estúdio Pankadão, por sugestão da genial Fernanda Abreu, e participação especial do músico e produtor Tuto Ferraz, companheiro e baterista da Rainha do Sambafunk e da Soul Music Carioca, além de líder do projeto Grooveria.

A música foi inspirada na curiosa história vivida pelo próprio Netho Vidigal, onde ele conheceu uma mulher chamada Fernanda pelas redes sociais, começaram uma amizade virtual, os laços se estreitaram, mas nunca houve um encontro pessoal. Ela simplesmente desapareceu.

O single Bonde das Fernandas pode ser conferido através do link a seguir:

https://tratore.com.br/smartlink/Nethovidigalshow

Netho Vidigal - Foto: Acervo Pessoal
Netho Vidigal – Foto: Acervo Pessoal

Carreira

Netho Vidigal assinou seu primeiro contrato na televisão em 1992, no programa Clube da Criança, apresentado por Angélica, na extinta TV Manchete, onde atuava como assistente de palco. Ao longo de sua trajetória, contou com o apoio de craques de diferentes vertentes, como o ator e diretor Guilherme Karam, já falecido, o cantor e compositor Michael Sullivan, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, e o diretor de novelas e programas Marcelo Zambelli.

O artista brasileiro sente muito orgulho ao dizer que imigrou para contribuir e somar para a indústria do entretenimento e do turismo e lembrar que os laços entre Brasil e Portugal estão cada vez mais fortes.

A longa experiência é um estímulo para Netho Vidigal ajudar na manutenção dos laços culturais dos dois países. “Vou aplicar tudo que aprendi nesses 30 anos de carreira e contribuir para cultura de Portugal, gerando empregos e levando muita alegria e entretenimento para nosso querido povo português, com pitadas brasileiras de alegria.”

Netho Vidigal Impulsiona Carreira Internacional / Foto: Acervo Pessoal
Netho Vidigal Impulsiona Carreira Internacional / Foto: Acervo Pessoal

Homenagem

A música faz uma grande homenagem a tantas outras lindas e maravilhosas Fernandas, famosas ou anônimas, como a atriz e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Fernanda Montenegro; a cantora e compositora Fernanda Abreu, a atriz, roteirista e escritora Fernanda Torres; a modelo e apresentadora Fernanda Lima; e a apresentadora Fernanda Gentil.

Com a música pronta, utilizando seu senso de diretor, produtor e realizador, Netho Vidigal grava seu primeiro audiovisual na Europa, com imagens da magnífica e histórica cidade do Porto, em Portugal, onde mora. O clipe conta com direção de fotografia do português Bertino Araújo e participação da talentosíssima artista Joyce Solano, no papel da personagem Fernanda. Ela inclusive já foi convidada para fazer parte do elenco do filme que será gravado na Europa, sob a direção geral do brasileiro.

Netho Vidigal - Crédito da Foto: Good Casting
Netho Vidigal – Crédito da Foto: Good Casting

The Voice

Outro desafio de Netho Vidigal este ano foi a participação no The Voice Portugal, edição especial Gerações. A primeira fase do programa já está gravada e irá ao ar em setembro. “Acho um absurdo limitar a idade para performance do artista. É possível cantar com 20 anos e com 50 anos também. Por isso, aproveitei a oportunidade de passar pela experiência de um teste assim. Apesar de não ter passado para próxima fase, pois existem talentos maravilhosos em Portugal, aprendi muito tanto na frente das câmeras quanto com todo o processo de produção.”

Confira abaixo o vídeo clipe da música Bonde das Fernandas

“Vou aplicar tudo que aprendi nesses 30 anos de carreira e contribuir para cultura de Portugal, gerando empregos e levando muita alegria e entretenimento para nosso querido povo português, com pitadas brasileiras de alegria.” Cita Netho Vidigal.

Netho Vidigal sente muito orgulho ao dizer que imigrou para Portugal para contribuir e somar para a indústria do Entretenimento e do Turismo, e lembrar que os laços entre Brasil e Portugal estão cada vez mais fortes, citando como exemplo, as palavras ditas pelo Excelentíssimo Sr. Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, falou na abertura da 26ª Bienal Internacional do livro em São Paulo: “Se a língua Portuguesa é importante no mundo, é porque há muitos outros países irmãos que tem mais falantes, muito mais leitores e maior projeção nesse mundo, do que Portugal. O Brasil é uma potência cultural desde há muito, muito tempo. É uma potência cultural imparável!”, disse o presidente.

A relação com Michael Sullivan e Carlinhos Brown, jurado do The Voice Brasil. Surgiu da percepção e descoberta do seu talento, então gravou em 2008, Cidade Mulher, composição de Carlinhos Brown / Michael Sullivan / Netho Vidigal.

No primeiro semestre de 2022, aos 46 anos, Netho Vidigal participou da primeira fase do The Voice Portugal, edição especial Gerações. O programa irá ao ar em setembro de 2022.

“Acho um absurdo limitar a idade para performance do artista. É possível cantar com 20 anos e com 50 anos também. Por isso, aproveitei a oportunidade de passar pela experiência de um teste assim. Apesar de não ter passado para próxima fase, pois existem talentos maravilhosos em Portugal, aprendi muito tanto na frente das câmeras quanto com todo o processo de produção.” Comenta Vidigal sobre a sua participação.

O multifacetado, Netho Vidigal se diferencia como um artista completo, canta, dança e interpreta. Com seus multitalentos, é um SHOWMAN nato, suas performances no palco ou nas telas sempre são cheias de sensibilidade e energia, alegres e contagiantes, no mais alto astral.

O single Bonde das Fernandas está disponível em todas as plataformas digitais.

Netho Vidigal Impulsiona Carreira Internacional - Foto: Acervo Pessoal
Netho Vidigal Impulsiona Carreira Internacional – Foto: Acervo Pessoal

FICHA TÉCNICA

Áudio:

Produzido por: Kiko Freitas e Netho Vidigal

Composição: Netho Vidigal

Arranjos: Kiko Freitas

Gravado, mixado e masterizado por Kiko Freitas

Kiko Freitas: guitarra, baixo, violão, bateria, teclados e percussões 1

Metais: Edinho Hora

Percussão 2: Tuto Ferraz

Direção musical: Kiko Freitas

Backing vocals: Guilherme Negrão, Sérgio Dallorto e Kiko Freitas

Netho Vidigal - Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Netho Vidigal – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

REDES SOCIAIS DO ARTISTA:

Instagram:  @netho_vidigal  

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@nethovidigal

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@nethovidigalportugal

Facebook:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/Netho Vidigal | Vivendo em Portugal

https://open.spotify.com/artist/4fn9tegsqurWhD0ZCRWyvh?si=s54LkQakRT-fkqMBv8Lstw&nd=1