Música nas escolas: Termina hoje o prazo para educadores se inscreverem para Vivência Musical gratuita

Atividade na SME de Franco da Rocha. Foto: Thiago Melo

  • Vagas são voltadas para professores, facilitadores, oficineiros e demais educadores interessados em utilizar a música como ferramenta pedagógica;
  • Iniciativa combina arte e metodologias construtivistas para tornar as aulas mais lúdicas, inclusivas e inspiradoras.

O Brasil de Tuhu, programa de educação musical inspirado na obra de Heitor Villa-Lobos, segue com inscrições abertas para a Vivência Musical, formação gratuita voltada a professores, facilitadores, oficineiros e demais educadores interessados em utilizar a música como ferramenta pedagógica. A inscrição pode ser realizada até 26 de novembro pelo site http://www.brasildetuhu.com.br/vivencia-musical/ e as vagas são limitadas.

A Vivência Musical adota uma metodologia própria que combina jogos, performances, práticas construtivistas e atividades aplicáveis em diferentes contextos educacionais, oferecendo aos participantes experiências práticas que podem ser incorporadas no dia a dia escolar.

O ciclo formativo, conduzido por Carla Rincón, violinista e diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e do Instituto Zeca Pagodinho, e por Josiane Kevorkian, pianista e coordenadora artística do Instituto Zeca Pagodinho, será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Instituto Brasileiro de Teatro, em São Paulo. Os participantes receberão certificado de conclusão ao final da experiência.

Para Carla Rincón, a Vivência oferece ferramentas que tornam o ambiente escolar mais dinâmico e acolhedor. “Apresentamos estratégias práticas que ajudam os educadores a tornar as aulas mais ativas e menos repetitivas. A música pode auxiliar no desenvolvimento emocional, na resolução de conflitos, no foco e na criatividade das crianças”, comenta.

A Iniciativa busca estimular competências essenciais como consciência espaço-temporal, percepção e desenvolvimento do ritmo, inclusão de crianças com deficiência, improvisação, escuta musical e expressão vocal, oferecendo aos educadores recursos para tornar suas práticas pedagógicas mais criativas, lúdicas e inclusivas.