(Foto: turbo lab hub)
Mais de 200 estudantes participaram de visitas mediadas com foco em História da Arte e Educação Patrimonial
O Museu FAMA deu início ao ciclo de visitas mediadas por arte-educadores, como parte do Projeto Programação Educativa e Cultural neste mês de maio. A ação, realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), contou com o patrocínio do Itaú e apoio do Ministério da Cultura.
Cerca de 206 alunos participaram da atividade que propôs muito mais do que uma simples visita ao museu, que contou com a participação de uma tradutora de libras e acessibilidade arquitetônica durante toda a ação. Ao percorrerem o acervo do museu, os alunos foram convidados a refletir sobre a produção artística brasileira, sua relação com a história e o papel da cultura na construção de sentidos e pertencimentos.
“Levar arte e cultura a esses alunos é abrir caminhos para novas percepções de mundo, estimular o pensamento crítico e fortalecer o senso de pertencimento e valorização do patrimônio cultural brasileiro”, destaca a equipe de Arte Educação do museu.
A proposta vai além de visitas guiadas: trata-se de uma experiência transformadora que aproxima jovens da rede pública e municipal de ensino do universo da arte e do patrimônio cultural brasileiro. Com mediação sensível e abordagem contextualizada, os encontros promovem a escuta, o diálogo e o despertar do olhar crítico, ferramentas fundamentais para a formação cidadã.
A iniciativa aproxima o público jovem do universo das artes visuais e torna a cultura acessível e inclusiva. Além disso, proporciona acesso qualificado e experiências significativas com a arte.