Meios de pagamento, seu negócio precisa estar alinhado com o mercado para efetivar vendas

Vários movimentos estão acontecendo no mercado no sentido de ampliar a aderência aos meios de pagamento. Desde o movimento recente da Amazon anunciando que irá parar de aceitar os cartões de crédito Visa no Reino Unido por causa de suas altas taxas, até a nova estratégia do Mercado Pago, avançando com os dois pés no mundo das criptomoedas.

Impulsionado pela pandemia o ecommerce segue com tendência de crescimento de 50% para 2022, segundo pesquisa do Panorama da Experiência do Consumidor, realizada pela Opinion Box e Bornlogic e demonstra que o jeito de consumir do brasileiro mudou definitivamente e quem ainda não preparou o seu negócio para o mundo online vai ficar para trás.

Mas, o que o seu negócio precisa para fazer sucesso no mundo online?

Primeiro é necessário investir em uma plataforma de ecommerce campeã, afinal o que atrai os clientes são as funcionalidades. Um bom site de ecommerce precisa ser fácil de navegar e responsivo para acesso em diferentes dispositivos.

Tão importante quanto uma boa plataforma é o marketing digital que abrirá portas no mercado e vai aproximar o seu produto dos consumidores. É preciso investir em marketing, impulsionar os produtos e expandir a propaganda para o maior número possível de consumidores.

Site “ok” e marketing alinhado, então é preciso definir os meios de pagamentos e, quanto mais facilidades o seu negócio oferecer, maiores serão as chances de conquistar o cliente. Vejam alguns meios de pagamentos mais usados:

Boleto à vista – Aceitar pagamento em boleto é uma forma popular, que dispensa conta em banco e atende aqueles que não podem efetuar compras parceladas, preferência de 4,6% segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral e a Brinks Company, sobre tendências financeiras.

Carteira Digital – As e-wallets superaram o boleto bancário para pagamento online, são práticos e evitam fraudes. Segundo a Beyond Bordes 2021/2022, é o segundo método de pagamento mais usado com 12% na preferência dos consumidores.

Pix – Essa modalidade revolucionou os meios de pagamento e responde por uma fatia de 12% do volume total do e-commerce, simples e ágil que caiu no gosto popular.

Cartões de crédito – O grande queridinho dos consumidores é o método de pagamento mais usado e apresentou o maior valor transacionado no terceiro trimestre de 2022 (R$ 402,1 bilhões), segundo a Associação brasileira de cartões de crédito e serviços (Abecs).

Vale citar também que o cartão de crédito, na modalidade de recorrência, está crescendo muito no e-commerce, principalmente para clubes de assinatura e recorrência em serviços. Nessa modalidade apenas a parcela do mês, de uma compra recorrente, é descontada do limite de crédito do cliente. Isso possibilita mais liberdade para o consumidor e maior ticket médio para o e-commerce.

Apresentamos apenas os principais, existem ainda outras formas como, cartão de débito, transferência, pagamento via WhatsApp, entre outros. Vale pesquisar todos e lembre-se, quanto mais facilidades, melhores serão as chances de reter o cliente e efetivar uma venda.

Vale também considerar sistemas automatizados disponíveis no mercado de conciliação e consolidação de vendas e recebíveis, pois o controle das vendas é tão importante quanto vender. Apesar de ser um serviço disponível, inclusive nos apps e sites das bandeiras, contar com uma solução customizada e centralizada, que avalia todas as adquirentes ao mesmo tempo, vai facilitar a gestão, controle de vendas e aferição de taxas praticadas no mercado na hora da venda.

Para obter sucesso no mundo virtual ou físico a chave do negócio é pesquisar, estudar o mercado, entender o comportamento dos consumidores e oferecer facilidades que atendam os clientes, afinal deles depende o sucesso de qualquer negócio.

* Claudio Dias, formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGVacumula mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e inovação. Foi fundador da Gopay, e atualmente é Cofundador e sócio da Joinkey  e CEO da Pagolivre, empresa especializada em meios de pagamento e recorrência.