Mavis Staples lança seu 14º álbum de estúdio Sad And Beautiful World

Ouça a comovente versão de “Beautiful Strangers” de Kevin Morby

Escute o álbum aqui

Dias sombrios pedem amor feroz — e Mavis Staples, uma das figuras mais duradouras da música americana, está pronta para isso. Já disponível em todas as plataformas, Sad And Beautiful World é o mais recente álbum solo de uma verdadeira joia multigeracional. Neste novo trabalho, Mavis se coloca ao nosso lado diante de perigos que ela conhece bem, em um momento em que cada vez mais pessoas têm motivos para se perguntar o que — e quem — pode ser perdido.

Produzido por Brad Cook (Bon Iver, Waxahatchee, Nathaniel Rateliff), Sad And Beautiful World abrange sete décadas do cancioneiro americano — um alcance quase tão vasto quanto a própria carreira de Mavis — e traz releituras de clássicos atemporais, além de músicas originais. O álbum conta ainda com participações de artistas que se tornaram parte do universo de Mavis, muitos deles lendas por direito próprio: Buddy Guy, Bonnie Raitt, Jeff Tweedy, Derek Trucks, Katie Crutchfield, MJ Lenderman, Justin Vernon, entre outros, iluminam o caminho enquanto Mavis faz o que só ela sabe fazer. Abraçando a vulnerabilidade, ela canta de perto, de forma profunda, envolvendo o ouvinte em um círculo preenchido por sua presença inesquecível.

Ouça à sua interpretação de “Beautiful Strangers”, de Kevin Morby, em que ela lembra aos que vivem em perigo: “If you ever hear the gunshot… think of mother / I am a rock.” Ouça abaixo.

Ouça “Beautiful Strangers”: https://youtu.be/AqfIe8qEc70

“Não é fácil colocar em palavras o que significa ter uma das maiores e mais importantes vocalistas e figuras culturais dos séculos XX e XXI cantando uma das minhas músicas”, declarou Kevin Morby sobre o impacto de Staples gravar sua canção.

“Ouvir Mavis cantar ‘Beautiful Strangers’ é, sem dúvida, o maior momento e a maior honra da minha carreira. Muito além de qualquer tipo de reconhecimento ou aclamação — ter uma das minhas maiores heroínas cantando algo que eu escrevi é a coisa mais gratificante e lisonjeira que poderia me acontecer como compositor e como pessoa. Obrigado, Mavis. Ela também tem esse poder raríssimo de pegar uma música escrita por outra pessoa e transformá-la completamente em algo seu. Como o autor de ‘Beautiful Strangers’, sinto que tenho todo o direito de dizer: a versão dela é melhor.”

Hoje com 86 anos, Mavis Staples se apresenta desde os oito. Depois de começar ao lado de seu pai Roebuck “Pops” Staples, das irmãs Cleotha e Yvonne, e do irmão Pervis no grupo The Staple Singers, há mais de setenta anos, ela é agora a única integrante sobrevivente — ainda carregando consigo o legado e o conhecimento da família como um patrimônio vivo.

Induzida a vários halls da fama (blues, rock e gospel), Mavis é também uma Kennedy Center Honoree e vencedora de múltiplos GRAMMYs, incluindo um Lifetime Achievement Award. Ela é a nossa própria história musical. Ao longo de sua trajetória, colaborou com praticamente todas as grandes figuras de sua era — de Bob Dylan a Prince, Aretha Franklin e Willie Nelson — além de incontáveis estrelas das gerações seguintes.

Para capturar a profundidade e textura da voz de Mavis, Brad Cook construiu cada faixa em torno dela. Começou com gravações simples, apenas bateria e piano, focando primeiro nos vocais — depois expandiu as canções sem jamais ofuscar a base que ela havia criado. Ele imaginou um álbum na tradição de Will the Circle Be Unbroken, do Nitty Gritty Dirt Band — um encontro de artistas celebrando a comunidade, neste caso, a comunidade em torno de Mavis.

Sad And Beautiful World mostra que o amor é uma escolha — e uma força em si mesmo. O álbum é uma espécie de ladainha de orações, com Mavis insuflando vida a cada canção. “Eu só preciso transmitir a compaixão que sinto”, ela diz. “Quero compartilhar a música da forma como eu sinto.”

Sem desacelerar, Mavis Staples segue em turnê pelo outono norte-americano, com novos shows anunciados hoje para 2026 em três locais lendários: o Chicago Theatre (Chicago), o Ryman Auditorium (Nashville) e o Beacon Theatre (Nova York).

Foto: Elizabeth De La Piedra

Ouça à Sad And Beautiful World AQUI

  1. Chicago
  2. Beautiful Strangers
  3. Sad And Beautiful World
  4. Human Mind
  5. Hard Times
  6. Godspeed
  7. We Got To Have Peace
  8. Anthem
  9. Satisfied Mind
  10. Everybody Needs Love

Mavis Staples online:

https://mavisstaples.com

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram