Uma das principais rádios de jazz do mundo, a americana WBGO, toca música brasileira. As rádios KUVO, de Denver, e WUCF de Orlando, também. Esses três veículos executam obras de compositores brasileiros cantadas por uma artista italiana, Mafalda Minnozzi.
Ela, que por muitos anos foi considerada a embaixatriz da música italiana no Brasil, hoje pode-se dizer que é a embaixatriz da cultura em geral, transformando a suas redes sociais em uma grande plateia internacional de seguidores. Mafalda reside em três países durante o ano: os primeiros meses se fixa em Nova York, fazendo shows em clubes de jazz, como o famoso Birdland. A outra temporada passa no Brasil, país que há 27 anos escolheu como segundo lar, e após isso retoma para a sua casa na Itália, passando antes pela Alemanha para marcar presença na Jazzahead 2023, a maior feira na Europa dedicada à música jazz.
Essa “mulher maravilha” contagia com a sua alegria quem estiver ao seu redor. O sotaque italiano, a forma de gesticular, a performance no palco, a voz doce e os improvisos que só o jazz permite, a transformam nessa artista tão completa e única.
Em sua passagem pelo Brasil, a Mafalda faz única apresentação em São Paulo, também em uma das maiores casas de show do mundo, o Blue Note SP, em 21 de abril. Junto com o seu companheiro de estrada e diretor musical Paul Ricci (guitarras), os renomados músicos brasileiros João Cristal (piano), veterano arranjador e compositor, Sidiel Vieira (contrabaixo), integrante da nova geração de jazz paulistano, e Ricardo Mosca (bateria), produtor musical e um dos principais engenheiros de mixagem da nova MPB, apresenta “FOTOGRAMMI TROPICALI – Cenas de Vida em Bossa & Jazz”.
No repertório traz canções de Tom Jobim, Baden Powell, Marcos Valle e Caetano Veloso, artistas que marcaram os primeiros anos de vivência no Brasil, cantando a sua vida através das canções e dos compositores que a acompanharam e inspiraram nestes 35 anos de carreira. Como em um filme, quadro a quadro a artista constrói no palco a sua própria trilha sonora enriquecida por outros fotogramas dedicados a Cole Porter, Edith Piaf, Ennio Morricone e Bruno Martino, que se encaixam perfeitamente no mosaico musical do show.
“O repertório não é mais feito somente de belas músicas italianas, mas é um conjunto de fatores que unem tantas culturas diferentes e uma linguagem única que é do jazz, do improviso e que tem como inspiração grandes compositores que encontrei ao longo da minha vida e que me deram possibilidade de ser uma artista mais completa”, finaliza a artista.
Serviços:
“FOTOGRAMMI TROPICALI – Cenas de Vida em Bossa & Jazz”
Data: 21/04/2023
Horário: 20h
Duração: 70 minutos
Local: Blue Note SP
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-300
Capacidade: 300 pessoas
Ingresso: Setor único | Inteira R$90 | Meia entrada R$45
Informações: (11) 94745-9694 (das 12h às 20h)
Vendas: https://www.eventim.com.br/artist/mafalda-minnozzi/
Site: https://bluenotesp.com/show/mafalda-minnozzi…grammi-tropical
Redes Mafalda:
Site: https://mafaldaminnozzi.com/home/
Instagram: https://www.instagram.com/mafalda_minnozzi/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/0DbMFUpxPRWwFfHhMDNHhG
YT Music: www.youtube.com/mafaldaminnozzi
Apple Music: https://music.apple.com/br/artist/mafalda-minnozzi/362148728
Fotos: Bianca Tatamiya