Logística Verde no Brasil: Eficiência Energética, Emissões e o Papel do Planejamento no Transporte de Cargas

Setor de transporte responde por 47% das emissões da matriz energética brasileira e exige políticas de incentivo à roteirização inteligente, planejamento e gestão digital para reduzir impactos ambientais

O transporte rodoviário brasileiro, que responde por mais de 60% da matriz de movimentação de cargas no país, tem enfrentado crescentes pressões para alinhar suas práticas aos compromissos de sustentabilidade ambiental. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2023) mostram que o setor de transportes é responsável por quase metade das emissões de gases de efeito estufa do Brasil, tornando-se um dos principais focos das metas nacionais de descarbonização.

No curto e médio prazo, a substituição total da frota movida a diesel por alternativas mais limpas é economicamente inviável para a maioria das empresas. No entanto, é possível promover avanços reais com ações de planejamento e tecnologia, como a roteirização inteligente, o uso de fretes fracionados mais eficientes e a evitação de viagens ociosas.

Eficiência logística e impacto direto nas emissões

Um levantamento recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) estima que o uso de ferramentas de roteirização inteligente pode reduzir em até 20% o consumo médio de combustível por viagem. Isso representa uma queda significativa na emissão de CO₂ e poluentes atmosféricos, além de benefícios operacionais, como menor desgaste da frota, redução de avarias e pontualidade nas entregas.

Empresas embarcadoras — sobretudo nos setores de alimentos, e-commerce, farmacêutico e bens de consumo — já têm exigido relatórios de emissões, métricas ESG e indicadores de eficiência em seus contratos logísticos. O mercado cobra, cada vez mais, transportadoras que operam com inteligência e sustentabilidade.

A contribuição da Transvias para uma logística mais limpa

Com mais de 70 anos de atuação no mercado, a Transvias se tornou um dos principais facilitadores logísticos do país, conectando embarcadores e transportadoras em todo o território nacional e Mercosul. Sua plataforma digital permite consultas de frete em tempo real, comparação de rotas e prazos, e facilita a escolha de modalidades mais eficientes de transporte, como a carga fracionada compartilhada — que reduz o número de veículos em circulação sem comprometer os prazos.

“A sustentabilidade começa na decisão do embarcador. Quando ele escolhe roteiros mais inteligentes ou compartilha o espaço de carga com outras empresas, ele reduz custo, emissão e melhora a performance da cadeia como um todo”, afirma Célio Martins, gerente de novos negócios da Transvias.

Segundo ele, uma das vantagens da plataforma é justamente oferecer acesso rápido a transportadoras confiáveis, com atuação regional e bom histórico logístico, o que estimula o uso de rotas alternativas menos saturadas, diminuindo o congestionamento nos grandes eixos e promovendo a interiorização logística de forma sustentável.

“Com a ajuda de dados, conseguimos evitar rotas redundantes, reentregas e veículos ociosos. Isso reduz significativamente a quilometragem rodada e, consequentemente, o impacto ambiental. Muitas vezes, o cliente economiza e ainda melhora seu desempenho em relatórios de ESG”, completa.

A importância de políticas públicas integradas

Apesar da adesão crescente do setor privado, o avanço da logística verde no Brasil exige articulação institucional. Políticas públicas como o RenovaBio, programas de incentivo à renovação de frota, e a possível inclusão de critérios de eficiência logística em licitações públicas de frete são caminhos viáveis e de alto impacto.

Além disso, a digitalização do setor — com o estímulo a plataformas de planejamento, mapeamento de dados de emissões e incentivos à interoperabilidade entre sistemas logísticos — pode impulsionar o Brasil rumo a uma malha mais inteligente e menos poluente.