Iniciativa une educação ambiental e cultura para alunos de escola pública municipal de Pontal, na região de Ribeirão Preto (SP)

  • Projeto Verdear: museu e escola, do Museu da Cana, vai receber centenas de estudantes em atividades conduzidas por performances artísticas e valorização da natureza;
  •  Programação alinhada à Base Nacional Comum Circular (BNCC)  tem datas em setembro, outubro e novembro – visitas começam na quarta-feira, 11/09.

Em um contexto de crise climática, com recordes de temperaturas sendo quebrados a cada ano e ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, estudantes de ensino fundamental da rede pública de Pontal (SP) terão a chance de aprender sobre a importância de preservar o meio ambiente. Por meio de apresentações musicais e atividades de colagem, dança e teatro, entre outras linguagens artísticas, o projeto Verdear: museu e escola vai levar os alunos do 7º, 8º e 9º anos para conhecer o Museu da Cana, localizado em Sertãozinho (SP), e o ecossistema da região.

Serão doze visitas de período integral – com atividades nas manhãs e tardes – entre os meses de setembro e novembro. O contato dos alunos da Escola Municipal Mário Pedro, de forma lúdica, com os recursos naturais preservados pelo Museu é o grande apelo motivador da aprendizagem, que se dá, principalmente, intermediada pelas linguagens artísticas. Conduzidos por essa abordagem e pela riqueza da vivência do local, os jovens aprendem sobre aspectos históricos do nordeste paulista e assumem papel de protagonistas da preservação do patrimônio imaterial.

“Os incêndios que atingiram recentemente o interior paulista não podem ser ignorados no âmbito do nosso projeto”, afirma Leila Heck, diretora do Museu da Cana. “Mais do que nunca, mostrar aos estudantes a importância de agir ativamente em prol da preservação e regeneração da mata é uma tarefa fundamental. Formar uma consciência ambiental nas gerações mais jovens é um esforço em prol da sustentabilidade do nosso futuro”, explica Heck.

Uma agenda em prol da natureza

O dia dos estudantes no Museu da Cana começa com recepção musical com composição especialmente composta para o projeto, além de um café de boas-vindas. Após o café , eles partem para um passeio na mata seguido de oficina de produção artística e um piquenique na hora do almoço. No período da tarde, eles visitam os acervos do Museu, para aprender sobre valorização do patrimônio, e participam de uma oficina de colagem . Para concluir o dia, há um momento de conversa sobre o conteúdo visto e uma apresentação musical

A Fazenda Engenho Central, que abriga o Museu da Cana, conta com 24 hectares de matas que são tratadas pelo Museu como patrimônio natural a ser preservado. No projeto Verdear, a natureza da região é objeto de aprendizagem, com ações que sensibilizam os adolescentes a valorizarem a fauna e flora locais e atuarem em prol da proteção da vida.

Para participar da iniciativa, professores e coordenadores da Escola Mário Pedro recebem material pedagógico personalizado para aplicação em sala de aula, como forma de complementar a experiência da visita ao Museu com a aplicação de conteúdos, relativos à temática, na escola. O trabalho com os educadores tem foco no papel da arte-educação na educação formal como ferramenta para desenvolver a sensibilidade, empatia e criatividade dos alunos.

O projeto Verdear: museu e escola conta com uma equipe educativa formada por cinco arte educadores, três monitores e um músico, todos capacitados e alinhados aos objetivos educativos do projeto e do Museu da Cana. O propósito do Verdear, que teve versão piloto em 2022 e atendeu 500 estudantes de Cravinhos (SP), é provocar o interesse pela arte e pela preservação dos patrimônios culturais e naturais do nordeste paulista, formando público para museus e promovendo a relação escola/museu.

Maria Esteves, idealizadora do Verdear, ressalta que “é fundamental destacar a importância de viabilizar a conexão entre cultura e educação, algo defendido por pesquisadores de ambos os campos do saber, mas pouco realizado na prática”. Segundo Esteves, “a singularidade da metodologia do Verdear está em efetivar essa conexão, alinhando nossas ações à Base Nacional Comum Curricular e utilizando as linguagens artísticas para comunicar os conteúdos do projeto de forma envolvente.”

O projeto Verdear é realizado em parceria entre o Museu da Cana e a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, por meio do ProAC ICMS, patrocínio da Sorocaba Refrescos, Savegnago e Central Energética Moreno.

SERVIÇO

Projeto Verdear: museu e escola

Iniciativa: Museu da Cana

Datas de visitas escolares:

Setembro: dia 25

Outubro: dias 02, 09, 16, 23 e 30

Novembro: dias 06, 13 e 20

Horários: chegadas às 8h30 e saídas às 16h