Ilessi lança compacto “Atlânticas” pela gravadora Rocinante

A cantora e compositora Ilessi apresenta Atlânticas, seu primeiro compacto, lançado pela gravadora Rocinante com direção artística da própria Ilessi, Marcelo Galter e Sylvio Fraga. Com data marcada para 28 de agosto, o compacto nasce como um desdobramento do elogiado álbum Atlântico Negro, reunindo canções gravadas na mesma fase do LP, mas que, por questões de espaço físico, ficaram de fora da edição final.

“Percebemos que não caberiam todas as músicas no vinil do Atlântico Negro, mas consideramos todas especiais. O compacto foi uma forma de reunir algumas das canções que apresentavam uma unidade própria dentro da unidade maior do álbum”, explica Ilessi. Essa nova obra conecta composições criadas por mulheres, reforçando o protagonismo feminino dentro da música popular brasileira. Entre as faixas estão Jarina, escrita por Ilessi em parceria com Camilla Farias, e a dobradinha Taratá/Yatra-Tá; sendo a primeira uma adaptação de Clementina de Jesus, e a segunda de Tania Maria.

No LP anterior, Ilessi empunha o violão apenas em Ávida (composição em parceria com Iara Rennó). Já em Atlânticas, volta a tocar em Jarina, acompanhada por Ldson Galter (baixo acústico), Marcelo Galter (teclados) e Reinaldo Boaventura (percussão). O trio também participa de Yatra-Tá. Em Taratá, Ilessi e Reinaldo formam um duo de voz e percussão.

O título do compacto presta homenagem direta às mulheres negras brasileiras que atravessam a vida e a obra de Ilessi. Entre elas, sua mãe Tiana, que sonhou em ser cantora e participou do show de estreia de Atlântico Negro no Teatro Rival Petrobrás, em março de 2025. A homenagem se estende às irmãs Camila e Magna, à mestra Aurea Martins, referência fundamental que a apresentou a Alaíde Costa; que, em 2022, fez participação especial no show Atlântico Negro no SESC Jazz.

“Convoco nesse compacto a força da mulher negra e todas as suas formas de criação”, afirma Ilessi. Além do compacto, as duas faixas de Atlânticas serão disponibilizadas nas principais plataformas de streaming.

Atlânticas – Ilessi (11:02)

lADO A

Taratá (Tradicional – adaptação de Clementina de Jesus) (1:30) / Yatra-tá (Tania Maria) (4:51)

lADO B

Jarina (ou pedra-raiz) (Ilessi / Camilla Farias) (4:41)

Ficha técnica

Direção artística: Ilessi, Marcelo Galter e Sylvio Fraga

Direção musical e arranjos: Marcelo Galter

Produção musical: Marcelo Galter e Sylvio Fraga

Gravação: Pepê Monnerat, Arthur Damásio e Flávio Marcos Batata no Estúdio Rocinante

Mistura: Pepê Monnerat no Estúdio Rocinante

Masterização: Eric Boulanger no The Bakery

Coordenação artística: Jhê

Coordenação técnica: Flávio Marcos Batata

Projeto gráfico: Celso Longo + Daniel Trench

Fotografia: João Atala

Figurino: Rocio Moure

Direção de produção: Geraldinho Magalhães

Produção executiva: Alessandra Ramalho, Luanda Morena e Raquel Cardoso

(Foto: João Atala)