Ichiko Aoba lança o single “Luciférine”

(Foto: Kodai Kobayashi)

O NOVO ÁLBUM LUMINESCENT CREATURES É ANUNCIADO PARA 28 DE FEVEREIRO – ENCOMENDE AQUI

Escute aqui.

A cantora, compositora, multi-instrumentista e compositora japonesa Ichiko Aoba anunciou seu novo álbum Luminescent Creatures, que será lançado em 28 de fevereiro de 2025 pelo selo hermine. Ela também compartilhou o primeiro single do projeto, “Luciférine”, e anunciou uma turnê mundial para 2025, a maior de sua carreira.

Ichiko possui um talento especial para transportar seus ouvintes para outra realidade, envolvendo-os na atmosfera acolhedora de sua imaginação. Nos últimos anos, ela expandiu suas capacidades, unindo o violão clássico de seus primeiros trabalhos a amplas e envolventes paisagens orquestrais. Seu álbum anterior, Windswept Adan, de 2020, serviu como trilha sonora de um filme imaginário sobre uma jovem que parte de sua terra natal para a fantástica Ilha de Adan. Amplamente aclamado por críticos como Pitchfork, The Guardian e The Needle Drop, o álbum tornou-se um sucesso por meio de recomendações e foi classificado como o álbum mais bem avaliado de 2020 pelos usuários do site Album Of The Year.

Para seu tão aguardado álbum sucessor, Luminescent Creatures, Ichiko abre um portal ainda mais amplo para sua mente, explorando a origem da vida com paisagens sonoras sonhadoras. “Luminescent Creatures nasceu de Windswept Adan,” explica Ichiko. “Começou quando eu me perguntei o que aconteceu após o desaparecimento da protagonista de Windswept Adan, junto com a música dos habitantes da ilha. O que restaria?”

O mar, imenso e antigo, espelha as duras condições das quais a vida surgiu e guarda um registro profundo de fósseis e memórias de como tratamos o planeta. Visitando o arquipélago Ryukyu, no Japão, Ichiko ficou encantada com a beleza — e o ocasional terror — do oceano. Durante anos de visitas e conversas com as comunidades locais, ela observou a forma dos recifes de coral se transformando ao longo do tempo, influenciados pelo clima e pelas mudanças ambientais, um processo que ela descreve como quase um levantamento ambiental. Mergulhando apenas com o fôlego nos pulmões, ela se entregava aos caprichos das marés. “Sinto-me incapaz de resistir ao chamado do oceano”, diz Ichiko, “mas sei como seria fácil para o mar me engolir”. Essa dicotomia de delicadeza e poder inspira as paisagens sonoras de Luminescent Creatures.

Em “Luciférine”, Ichiko apresenta a ideia central do álbum: a bioluminescência, a luz emitida por organismos, como peixes das profundezas marinhas, como uma das primeiras formas de comunicação. Cordas exuberantes e um piano cintilante se espalham como raios de sol em ondas suaves, atravessando a escuridão do profundo salgado. “Dentro de cada um de nós,” ela canta, “há um lugar para nossas estrelas dormirem.” Ela evoca uma imagem de criaturas que emanam luz como corpos celestes, iluminando um caminho que une galáxias.

Ichiko cria dioramas belíssimos com apenas sua voz e seu violão desde seu debut aos 19 anos. Ela é bem conhecida no Japão e já colaborou com artistas como Haruomi Hosono, Cornelius e o saudoso Ryuichi Sakamoto. Enquanto Windswept Adan conectou-a com um público internacional, o verdadeiro motor de seu crescimento é sua presença cativante. As performances solo de Ichiko são discretas, mas incrivelmente hipnotizantes. Não importa onde ela se apresente — em um local intimista, em festivais como o Big Ears ou em espaços como o Walt Disney Concert Hall — a plateia assiste em silêncio, absorvendo cada momento. Embora cante em japonês, sua voz delicada toca uma frequência emocional que atravessa barreiras linguísticas e culturais.

Ichiko conquistou a admiração de músicos internacionais e já colaborou com artistas como Japanese Breakfast, Mac DeMarco, Owen Pallett, Pomme, Weyes Blood e Black Country New Road. À medida que sua estrela continua a ascender, Ichiko permanece fiel a si mesma. Suas composições tornaram-se mais grandiosas, sua composição mais refinada, mas sua capacidade de fazer com que os ouvintes se sintam em um universo particular ao seu lado continua tão forte quanto sempre.

Luminescent Creatures Tracklist


1. COLORATURA
2. 24° 03′ 27.0″ N 123° 47′ 07.5″ E
3. mazamun
4. tower
5. aurora
6. FLAG
7. Cochlea
8. Luciférine
9. prisomnia
10. SONAR
11. 惑星の泪 (Wakusei no Namida)

Ichiko Aoba Online:
Website | Instagram | Twitter | Facebook | YouTube | Patreon