Salve meu mano, eu sou o Gustavo Tait e essa é a coluna Vira Homem.
Caso você esteja chegando agora por aqui, diretamente nessa reportagem, lhe convido a acessar os artigos anteriores, onde trago uma sequência de informações de grande valia para sua evolução e transformação pessoal. Essa coluna tem uma sequência lógica que são complementadas a cada semana.
Na última postagem acabei interrompendo a sequência de pensamentos que estávamos abordando sobre as algemas masculinas, para falar sobre um tema emergencial em nossa sociedade, o grande aumento no número de casos de depressão e suicídios entre os homens em nosso país.
Voltando ao ponto, já reconhecemos o quanto nós homens carregamos infinitas algemas em nossas vidas, crenças e ensinamentos limitantes que foram fixados em nossa cabeça desde que éramos crianças e impactam diretamente em todas nossas ações até o dia de hoje, aquele famoso “Homem não chora” e todas suas milhões de variações.
Agora o que entenderemos são os efeitos colaterais que essas algemas causam em nossas vidas, basicamente todas essas crenças sobre o que é ser um verdadeiro homem são incoerentes nos dias de hoje, dessa forma vivemos diariamente uma briga interna, realizando ações que não gostaríamos a fim de manter uma máscara de homem, macho, durão.
Para exemplificar de forma bem simples podemos citar o exemplo do homem que é comprometido, mas trai sua companheira de alguma maneira, apenas para mostrar para os outros homens que ele é “garanhão” e não está preso a uma só mulher… Ou ainda o homem que se alimenta mal na frente dos amigos pois tem vergonha de mostrar que gostaria de cuidar melhor de seu corpo… Ou o homem que precisa mentir para seus amigos para esconder que vai a um terapeuta, ou até mesmo que faz procedimentos estéticos… Ou o homem que sempre finge estar feliz, mas por dentro sofre e chora calado por suas dores internas…
Poderia aqui dar milhões de exemplos que vão desde coisas simples como mencionei acima, até ações muito profundas e complexas que nós homens realizamos diariamente a fim de manter a postura de HOMEM MACHO.
O que acontece, é que toda essa incoerência gera um incomodo interno que mascaramos de todas as maneiras para não olharmos de frente, aí está o início da grande parte dos problemas que nós homens enfrentamos em nosso dia a dia.
Não sabendo lidar com esse turbilhão de emoções reprimidas, buscamos nas infinitas válvulas de escape oferecidas em nossa sociedade uma maneira de aliviarmos esse peso interno que carregamos.
Drogas de todos os tipos, pornografia, violência, ganância, bebidas, cigarros, remédios e todos os tipos possíveis de vícios e anestésicos artificiais e até naturais.
O pior disso tudo, é que não olhando de frente para esses sentimentos e se utilizando dessas válvulas de escape, pioramos ainda mais nossa situação e geramos ainda mais estres para nosso corpo.
É nesse momento que a saúde mental dos homens começa a ser destruída, tristeza, angústia, vazio interno, depressão, síndrome do pânico, ejaculação precoce, impotência, dores no corpo e outros infinitos problemas são gerados em nossas vidas,afim do corpo tentar nos dar um recado para olharmos para a raiz desses problemas.
É meu amigo, felizmente lhe digo, caso você esteja sofrendo esses efeitos colaterais, a solução pode ser muito mais simples que você imaginava, porém digo simples e não digo fácil.
Olhar para nossas algemas, reconhecê-las, aceitá-las e começar a transforma-las, para ter uma vida em coerência não é um trabalho fácil, mas garanto que é o único caminho caso você queira se tornar um verdadeiro homem e viver essa vida com mais qualidade e saúde física e mental.
Lhe convido a rever os artigos aqui já publicados, realizar as atividades propostas de forma consciente para podermos dar sequência em nosso processo de cura de nosso masculino ferido.
Estou aberto a trocas em minha rede social no instagram @gustavotait
Até a próxima semana.
Gustavo Tait.