Dra Caroline Rocha é autoridade em harmonização orofacial e expert em Fios PDO, sócia-proprietária da Clínica BioFit.
Caroline se destaca pela excelência do seu trabalho, a dra concedeu ao nosso site uma entrevista esclarecendo as maiores dúvidas sobre o harmonização.
Confira:
Como acontece o procedimento da Harmonização facial?
Em um primeiro momento, realizamos uma consulta onde realizamos um mapeamento facial, na qual identificamos assimetrias, desproporções, alterações do processo de envelhecimento, além disso, identificamos o desejo e a principal queixa do paciente. A partir daí, realizamos um planejamento de tratamento com os procedimentos ideais para entregar o melhor resultado.
Dentro da harmonização os procedimentos mais realizados são: -Aplicação da toxina botulínica, também conhecida como botox; -Preenchimento com acido hialurônico;
-Fios de sustentação facial;
Com a associação destes e outros procedimentos conseguimos entregar um resultado natural e harmônico, oferecendo também o melhor custo beneficio para o paciente.
Contraindicações e possíveis complicações da harmonização facial:
Das contraindicações, temos, gestantes, lactantes, pessoas que se apresentem com processos infecciosos, diabetes descompensada e pacientes com doenças autoimunes.
Das complicações, estas geralmente estão relacionadas com a técnica aplicada e a assepsia realizada antes e durante o procedimento. Ao citar algumas, trago a infecção, o edema tardio, necrose e ptose palpebral.
O resultado é a longo prazo?
Temos procedimentos em que conseguimos resultado imediato, a medio e a longo prazo.
Quando se trata de preenchimento facial conseguimos não só um resultado imediato, mas também melhora na qualidade dérmica e hidratação observada com o passar dos dias. Já com a toxina botulínica e fios de sustentação observamos um resultado a partir de 15 dias. Alem disso, com os fios, temos o estimulo de colágeno juntamente com o processo de degradação dos próprios fios.
É um procedimento reversível ?
Quando se trata de preenchimento com acido hialurônico, podemos remover todo o produto aplicado com uma enzima chamada de Hialuronidase.
A nível de toxina botulínica, é possível realizar estímulos para que o músculo volte a contrair em um menor intervalo de tempo. Entretanto, não é possível reverter em imediato e uma única sessão.
Quem pode fazer o procedimento ?
Quando se trata de idade, é indicado que inicie uma harmonização facial a partir dos 25 anos.
Entretanto, analisamos a queixa e a indicação do paciente, podendo realizar até mesmo antes da maioridade, com a presença e autorização de um responsável familiar.
E quem não pode ?
Em meu consultório eu analiso além das queixas anatômicas, mas, também as queixas quem advém do psicológico. Muitas vezes não existe a necessidade de um procedimento estético, então eu seleciono os pacientes que estão aptos anatomicamente e psicologicamente para o procedimento, pois é muito alem do financeiro.
Além disso, pacientes com alguma das patologias citadas acima são contraindicados aos procedimentos.
Cuidados pós procedimento:
Quando se trata de acido hialurônico, devemos evitar materiais quentes na área em que foi aplicada (banho, café, chá, alimentos), além de pressionar o local ao dormir ou ao utilizar óculos, por exemplo.
Para os cuidados após aplicação de toxina botulínica, devemos evitar abaixar a cabeça durante 4 horas e evitar exercícios físicos durante 24 horas, alem de não friccionar as áreas de aplicação.
E para os fios de sustentação, precisamos ter cuidado ao dormir em média durante 15 dias para não pressionar a área de aplicação, alem do cuidado ao sorrir e ao escovar os dentes.
Font-Caroline Rocha