Grupo Ofá canta o sagrado feminino em novo LP, lançado pela Gege Rocinante Três Selos

O álbum, disponível em 30 de setembro, homenageia as divindades femininas africanas e conta com Margareth Menezes, Luedji Luna, Milton Nascimento, Preta Gil, Xênia França e mais.

O Grupo Ofá lança, no dia 30 de setembro, o álbum “ÌYÁ ÀGBÀ ṢIRÉ: O Poder do Sagrado Feminino” pela Gege Rocinante Três Selos, em vinil duplo. Com suas vozes entrelaçadas na sabedoria do candomblé, Luciana Baraúna, Yomar Asogbá e Iuri Passos nos convidam a mergulhar em 16 canções/Orikis que ecoam a memória e a resistência de mulheres africanas e negras.

Ìyá Àgbà significa “Mãe Antiga” e é a representação das orixás que trazem a energia, a força e a representação das mães ancestrais e do feminino sagrado nas religiões de matriz africana. “ÌYÁ ÀGBÀ ṢIRÉ”, funde o ritmo, a textura e a força dos atabaques misturada à música popular e erudita, sem perder a estrutura e a forma rítmica dos terreiros de candomblé.

O trabalho do grupo — nascido no seio do Terreiro do Gantois — como definiu Gilberto Gil, é uma iniciativa objetiva de preservar a memória da música sacro-afro-brasileira, e também é um aspecto importante do candomblé, que por si só é um elemento da civilização brasileira: “tem uma função didática, pedagógica de instrução, de valorização e de referência para a Bahia e o Brasil como um todo”.

O novo disco apresenta participações especiais de grandes nomes da música brasileira, como Margareth Menezes, Luedji Luna, Vanessa Moreno, Fabiana Cozza, Vovó Cici, Roberto Mendes, Irma Ferreira, Mãeana, Xênia França, Vanessa da Mata, Preta Gil, Milton Nascimento, Péricles e Baco Exu do Blues. A escolha do repertório de Orikis, que em yorubá significa “louvar, saudar, evocar”, foi uma decisão coletiva e passou pela liderança do Terreiro do Gantois. A partir daí, Iuri Passos fez as escolhas das canções já pensando nas vozes e nas energias que esses artistas trariam ao cantar.

Nas 16 faixas, temos “saudações em reza, cantos e sonoridades sagradas de todas as nossas ancestrais. Deusas, energias encantadas, mulheres africanas e negras do ontem. Do hoje. Do amanhã”, como descreve Laila Nuna Rosa no texto da capa interna do LP.
Esta edição Gege Rocinante Três Selos é em vinil duplo colorido 180g, capa dupla e inclui envelope impresso com letras. Um convite para que todos possam ouvir, sentir e honrar o poder do sagrado feminino.

Tracklist

LADO A
1. EXÚ A JÚ WO/ODARÁ LÔ XORÔ – ORIXÁ EXÚ (4:59)
2. LOGÚN EDÉ, LOGÚN ARÔ – ORIXÁ LOGÚN EDÉ (4:02)
3. XALA OBÍ NANÃ AYO / IBIRÍ O TO XAÁLÁA O! – ORIXÁ NANÃ (4:51)
4. IYÁ DOXUM MA GBÉ / IYÁ ALÁ ORÔ – ORIXÁ OXUM (4:13)

LADO B
1. OBÁ ELEEKÔ/ ODÉ EYÍN OBÁ TAFÁ – ORIXÁ OBÁ (3:38)
2. IYÁ KORO ÉERÚ IYÁ O! – ORIXÁ YEMANJÁ (6:25)
3. EWÁ LÉYIN – ORIXÁ EWÁ (3:38)
4. O MINI WE, MÁ SÉ FORÚ, MINI WÊ / IGBÁ LOWÔ – ORIXÁ OXUM (4:52)

LADO C
1. Ô I KÍ BALÉ LÉ Í Ô – ORIXÁ YANSÃ (3:50)
2. AWÁ TI DO LÓ BÓ XÉU – ORIXÁ YEMANJÁ (4:24)
3. EWÁ NÍNÍ IYÁ AGBÁ AWURE Ô! / MÓ YÓ, MÓ YÓ LÉSÉ – ORIXÁ EWÁ (4:51)
4. IRAN ADÊ, ONÍ IRAN ARO – ORIXÁ IYÁ MASE MALÊ (5:38)

LADO D
1. MIRE VODUN BODÓ HAÊ – ORIXÁ EWÁ (4:18)
2. YEYE, YEYE, YEYE Ô! / IYÁLODÊ IJUMU – ORIXÁ OXUM (4:59)
3. OYA DÊ MARIWÔ – ORIXÁ YANSÃ (3:43)
4. O DOCE DO MAR (4:42)

Projeto Rocinante Três Selos

A paixão pelo vinil uniu, em novembro de 2023, três grandes nomes do mercado nacional em uma colaboração inédita: a fábrica Rocinante, localizada em Petrópolis, a Três Selos, renomada por sua seleção especial de lançamentos em vinil, e a Tropicália Discos, uma loja icônica do Rio de Janeiro com mais de 20 anos de expertise na divulgação da música brasileira.

Essas referências do setor se juntam para apresentar, com excelência, algumas das obras mais marcantes da música brasileira, incluindo artistas consagrados como Chico César, Gilberto Gil, Pabllo Vittar, Zeca Baleiro, Djavan, Hermeto Pascoal, Novelli, Tulipa Ruiz, Céu, Baiana System, entre outros. Com um projeto gráfico inovador e utilizando as melhores prensas de vinil do país, essa parceria promete elevar ainda mais a música brasileira, celebrando sua riqueza e diversidade em cada lançamento.