“Free Britney”: Artista brasileiro dá voz ao movimento em clipe musical

“Leave Britney Alone!”. O bordão é antigo, mas a luta continua. A cantora Britney Spears segue rumo à sua libertação. Se lá atrás, os fãs clamavam por uma “trégua” relacionada à imprensa, agora os holofotes estão voltados sobre a guarda da cantora. Para impulsionar a voz do movimento “Free Britney” no Brasil, o cantor e compositor YVES introduziu a campanha em seu mais novo clipe, “Problemático!”. 

De acordo com o artista, o objetivo surgiu ainda no planejamento do vídeo, onde uma das ideias seria retratar alguns famosos que tiveram problemas com a exposição midiática em 

Hollywood, na Califórnia (EUA). “Na reunião do brainstorming pro clipe, surgiu a ideia de fazer uma sátira aos famosos que foram tachados como ‘problemáticos’, aqueles que se envolveram em polêmicas e apresentaram algumas crises expostas pela imprensa. Ideia que foi rapidamente descartada, mas me serviu de gatilho para dar voz ao #FreeBritney, que é um movimento feito pelos fãs, para que a Britney possa enfim ter o controle da sua vida”, relatou YVES, que é fã da cantora. 

De acordo com o jovem artista, esta foi a forma que ele encontrou para impulsionar o mo- vimento no Brasil e ajudar a dar visibilidade à demanda. “Colocar o #FreeBritney no clipe é como se eu tivesse fazendo uma tatuagem em meu corpo. Fico feliz de fazer uma ho- menagem a um ídolo meu, e meu papel de fã, além de clamar por uma pessoa ter contro- le de sua própria vida, o que deveria acontecer desde o início”, completa Yves. 

Com cerca de 20 pessoas envolvidas na produção, o clipe de “Problemático levou cinco meses para ser finalizado, e conta com um grande trabalho de pós-produção. Dentre as referências, estão os desenhos da Waner Bros., como Looney Tunes, além do game Street Fighter”. “Por mais que a letra de ‘Problemático!’ fale sobre responsabilidade afeti- va, que é um tema sério, a música é muito pra cima, e eu canto de maneira irônica e ale- gre, sobre os altos e baixos de um relacionamento, então como a minha ideia era brincar com isso”, revela o cantor. 

Inspirações 

“Problemático!” conta com uma série de inspirações, que levam YVES a um mergulho nostálgico. Aos 26 anos, o cantor e compositor carioca revela que há muitas referências aos games, e principalmente aos desenhos animados, que assistia quando mais novo. “ 

Para YVES, a versão final do clipe sintetiza todo um planejamento minucioso. “Certamen- te gravar clipe, todo o trabalho em torno da produção de um filme, é uma das coisas que eu mais gosto no trabalho como cantor. Tudo que envolve criatividade. E esse clipe foi bem desafiador e eu acho que é o que acaba tornando-o mais especial, não apenas para mim, mas para todos os envolvidos. Foram meses de muito trabalho e atenção”, elucida o carioca. 

Sobre YVES 

Jovem cantor carioca, começou a compor aos 14 anos, e anos depois subiu alguns co- vers ao SoundCloud. Há um ano lançou seu primeiro single ‘Quinta-Feira’, faixa que en- trou na trilha sonora do programa “The Voice Brasil”, e hoje acumula mais de 125 mil re- produções, só no Spotify. 

Com pouco mais de um ano de carreira e beirando aos 400 mil plays no Spotify, YVES vem angariando seu espaço no Pop nacional desde o lançamento de seu primeiro single

“Quinta-Feira”. Desde então, coleciona uma série de feitos. “Problemático!” estreou em terceiro lugar no iTunes Brasil, prestigiada plataforma de venda de singles da Apple, supe- rando nomes como Marília Mendonça e Anitta. O feito foi repetido pelo artista no lança- mento de “Lado a Lado”. 

Aos 26 anos, o artista prova que a música é um lugar de integração. Investindo na sua própria sonoridade, vai do MPB ao Pop em uma linha tênue, respeitando sua voz interior e levando ao público um trabalho único e incomparável. 

O novo clipe reposiciona YVES em sua ascendente carreira, colocando-o lado a lado com algumas das maiores produções de vídeos da indústria nacional. 

Confira o clipe de “Problemático!”: