Expansão do número de marcas e unidades, retorno ao trabalho presencial e lançamento de novos produtos impulsionam setor
O setor de franquias de alimentação, especificamente o segmento de Food Service – modalidade de negócios especializada em fornecer refeições e produtos alimentares para consumo fora de casa -, demonstrou um crescimento de 17,5% entre julho e setembro de 2023, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A análise trimestral revelou que esse aumento foi impulsionado por diversos fatores.
Uma das principais contribuições para esse crescimento foi a expansão, tanto em número de marcas, quanto de unidades dentro desse segmento. A diversidade de opções disponíveis não apenas elevou o faturamento, mas também aumentou a receita média por operação, fortalecendo, assim, o desenvolvimento geral do Food Service.
O retorno gradual ao trabalho presencial e a retomada de hábitos, anteriormente interrompidos pela pandemia, também desempenharam um papel nesse crescimento. O ressurgimento das interações sociais e a frequência restaurada em estabelecimentos de alimentação estimularam o consumo e, consequentemente, o aumento na receita do segmento.
Além disso, o lançamento de novos produtos e a constante reformulação e melhorias nos cardápios e portfólios das marcas proporcionaram um impulso adicional ao desempenho do setor. Essas estratégias visam atender às demandas em constante evolução dos consumidores, mantendo-os engajados e interessados nas ofertas oferecidas.
Um exemplo de crescimento, por conta desses fatores, é o da franquia Zé Coxinha, especializada na venda de salgado na caixinha. Fundada no Espírito Santo em 2011, a marca enfrentou desafios durante a pandemia, afetando suas vendas. Porém, em 2021, com a aquisição pelo grupo Nazca CO, especialista em gestão e reestruturação de negócios, a rede passou por mudanças e teve um crescimento de 120%.
Em cada unidade franqueada foi implantado um novo formato, seguindo um procedimento operacional e regras padronizadas. O cardápio também foi reformulado, trazendo novas receitas, salgados, tamanhos e maior qualidade para os produtos.
Em 2023, a franquia registrou um crescimento de 20% na produção em suas três linhas de fabricação, resultado direto da expansão da rede, com a inauguração de três novas unidades apenas nos últimos três meses. Esse sucesso reflete não apenas o poder da marca, mas também a resposta positiva dos consumidores às mudanças implementadas pela franquia, além da retomada da procura pelo Food Service.