F! Alert Magazine – Melissa Biscoto – Edição Junho 2024

Empresária é sucesso ajudando brasileiras a comprar enxoval nos EUA e agora expande seus negócios ao Brasil.

Melissa Biscoto, é formada em Artes Culinárias pela Le Cordon Bleu em Miami e residente nos EUA a mais de 15 anos, onde veio acompanhando seu marido que havia sido transferido de emprego na época. Foi por meio de pedidos informais de compras e consultorias para amigos e familiares que a empresária identificou um nicho de mercado, onde as pessoas tinham interesse em produtos importados, mas não tinham conhecimento de marcas, lojas, tamanhos, valores, logística e ficavam receosas de não saber onde encontrar ou até mesmo pela barreira da linguagem, optavam por uma assessoria na hora das compras.

Em 2014, Melissa Biscoto fundou a Mel Shopper nos EUA de “personal shopper”, onde oferece um serviço completo para realizar o enxoval de bebê. E 2022, expandiu os negócios ao Brasil e agora, ela também tem um e-commerce completo produtos infantis nacionais e importados.

Com mais de 4 mil enxovais realizados e uma equipe especializada, o trabalho consiste em explicar os produtos e função adequadas de acordo com a necessidade e preferência dos futuros papais, ajudando assim a fazer um enxoval de bebê consciente com os produtos necessários para cada fase, evitando assim desperdícios, sendo uma maneira de otimizar o tempo do casal e fazendo um enxoval assertivo e sem exageros de acordo com orçamento da família e estilo de vida.

A Mel Shopper cria roteiros de compras para os clientes e negocia descontos em lojas parceiras.
Me conta que,”Eu sempre trabalhei com vendas e sempre tive interesse afinidade com a área infantil. Antes, também já trabalhei como vendedora em uma joalheria e em outras lojas. No Brasil, eu trabalhei com comércio de moda infantil, comecei como vendedora de carrinhos e acessórios em shopping e depois em feira de bebê e gestante. Nesse momento começou minha vida empreendedora e montei meu próprio estande em feiras com foco em roupas e vestuário infantil”, começa ela recordando sua trajetória.

“Quando tomamos a decisão de nos mudar para os Estados Unidos eu tive que abandonar a loja e estandes, mas baseado em pedidos informais de compras e consultorias para amigos e familiares do Brasil aliado ao meu conhecimento na área eu identifiquei um nicho de trabalho onde as pessoas tinham interesse em produtos importados mas não tinham conhecimento de marcas, lojas onde encontrar o que queriam, os tamanhos, ficavam receosas até mesmo pela barreira da linguagem e aceitavam uma assessoria na hora das compras. De tanto ajudar os amigos e conhecidos surgiu a ideia de criar a empresa de consultoria para enxoval e orientar as futuras mamães a planejarem as compras nos EUA, para seus futuros bebês desde o nascimento até os 12 meses de vida”, completa.

Depois de atuar no serviço de assessoria de enxovais por mais de 8 anos, ela expandiu sua área de atuação. “Eu tinha o conhecimento do que as famílias buscavam, suas necessidades, perfis de compras de acordo com estilo de vida e orçamento dos casais, mas principalmente um conhecimento de mercado brasileiro em relação a itens que eram fáceis de achar no mercado nacional, e onde havia uma fatia de mercado onde os produtos nacionais ainda não estavam disponíveis no mercado e eu decidi criar o site para preencher essa lacuna de mercado. Aliado a isso veio a pandemia que foi um catalisador dessa idéia, com as restrições de viagem as pessoas passaram a fazer a consultoria a distância e eu vi que alguns produtos que as pessoas estavam buscando, não havia realmente uma razão para que elas não pudessem comprar esses produtos no Brasil a preços competitivos, mesma qualidade e pronta entrega exceto por falta de uma alternativa existente, daí a ideia foi posta em prática”, diz.

Melissa afirma que faz uma ponte entre a demanda dos consumidores (futuros pais e mães gestantes) com as empresas que tinham produtos produzidos no Brasil similares aos que eram encontrados no exterior. “Ou até mesmo encontrar fornecedores em outros países para tornar os produtos disponíveis numa única plataforma através do nosso site. Ele é um agregador de produtos para facilitar a vida dos pais. Nosso estoque é diversificado e ainda oferece os mesmos produtos que podem ser encontrados em lojas e outros sites e lojas tradicionais como carrinhos, produtos para alimentação e etc. Mas com minha experiência adquirida na consultoria eu busquei fornecedores no Brasil e exterior para oferecer com praticidade de compra e pronta entrega, sem a necessidade de viagens e planejamento prévio, aqueles itens e produtos diferenciados que antes só eram encontrados no exterior ou que os pais e mães tinham que comprar de sites no exterior e importar”, pontua.

Mel Shopper chega a atender a mais de 30 clientes por mês com a consultoria nos EUA e o e commerce também já ganhou seu destaque, não somente com as gravidinhas, mas com mamães que buscam produtos de qualidade a seus filhos. Melissa diz que esse número havia caído com a pandemia devido ao fechamento das fronteiras e dificuldades para viagens. “Nesse período nossos atendimentos ficaram concentrados na consultoria a distância. Com a reabertura das fronteiras o atendimento presencial se restabeleceu, mas daí já tínhamos o site em funcionamento no Brasil.

Ela diz que o e-commerce se fortaleceu devido à falta de estoque e variedade nas lojas físicas. “Quem tinha alguma preferência pela compra na loja física passou a aceitar por necessidade a compra on-line e entrega pelos Correios. A partir dessa mudança de comportamento, isso também facilitou a ampliação dos negócios e criação do e-commerce no Brasil e a expansão do nosso site com produtos de bebê para pronta entrega com produtos de fornecedores locais e importados. O nosso conhecimento de mercado nos ajuda a identificar as tendências e saber o que nossos clientes demandam para otimizar estoques”.

Esse ano temos o plano de triplicar as vendas no site em 2024 com incremento de fornecedores, variedades de produtos e ainda trazer ainda mais novidades ao mercado brasileiro.

A empreendedora frisa que trabalhar na área de bebê e maternidade exige a busca constante por capacitação, curiosidade para pesquisar o mercado, entender tendências. “A todo momento surgem produtos novos no mercado e é necessário um atendimento personalizado e que se destacar de outras empresas do mesmo segmento”.

Melissa comenta que, durante sua consultoria, muitas famílias também pedem dicas de onde encontrar bolsas, acessórios, roupas e itens para o lar que não tem necessariamente nada a ver com a gestação ou enxoval. “Eu indico com o maior prazer e dou dicas de onde encontrar maior variedade e descontos como em outlets ou até lojas de grifes se esse for o estilo das famílias que estou assessorando.

Normalmente o ato de ir às compras é muito pessoal e até um divertimento para algumas famílias, de acordo com a empresária. “Eu acredito que as compras para enxoval e itens para bebê envolvem primeiro a descoberta, especialmente se forem famílias de primeira viagem. Ou se forem pais experientes de 2ª ou 3ª viagem, os itens e mercadorias evoluem muito e os pais querem se atualizar, por exemplo as babás eletrônicas de hoje com telas de alta definição, integração com apps no celular, monitores de temperatura e batimento cardíaco, redução de interferência na imagem são muito mais avançadas que as que eu usei quando fui mãe por exemplo. O mesmo ocorre com mamadeiras, acessórios, carrinhos, outros itens de conforto e segurança, então eu sempre posso assessorar e mostrar valor a meus clientes”.

A Mel Shopper segue em franca expansão. Na época da pandemia perdemos as consultoras em algumas cidades dos Estados Unidos. Foi um momento de muita incerteza e desafiador. Com a retomada, muitos funcionários e consultoras já tinham mudado de área ou haviam se mudado para outros mercados. Mas, aos poucos retornamos ao mercado nos EUA e hoje a nossa expansão no momento está ocorrendo com contratações principalmente no Brasil para suportar a alta demanda do nosso e-commerce e atendimento locais, além de estarmos sem nossa consultoria que já é um sucesso nos EUA, afirma ela.