Especialista orienta estudantes na reta final do ENEM com foco no equilíbrio emocional e bem-estar

A diretora acadêmica da Maple Bear Brasil, Antonieta Megale, reforça a importância de manter o autocuidado e a confiança na preparação para a segunda prova, marcada para o próximo domingo

Com a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já realizada em boa parte do país, estudantes se preparam agora para o segundo dia de provas, que acontece no próximo domingo (16). O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta fase, os candidatos enfrentarão questões de matemática e ciências da natureza, disciplinas que costumam exigir maior concentração e preparo emocional dos candidatos para que a ansiedade e a pressão da prova não interfiram no desempenho dos jovens.

À frente da área acadêmica da Maple Bear Brasil, rede de escolas bilíngues que combina o melhor da educação canadense e brasileira, valorizando as singularidades e aptidões de cada aluno e que conta com mais de 200 unidades no país, Antonieta Megali acompanha de perto a rotina de alunos e lembra que, mais do que revisar conteúdos, o foco agora deve estar em manter o equilíbrio emocional.

“Estar mentalmente preparado é tão importante quanto dominar o conteúdo da prova. O equilíbrio emocional ajuda o estudante a manter o foco, a clareza e a confiança. É natural sentir nervosismo, mas com pequenas práticas de autocuidado, é possível transformar essa tensão em motivação”, afirma Antonieta.

Segundo a especialista, o momento é de reforçar hábitos simples que ajudam a reduzir o estresse e aumentar a confiança, especialmente para os estudantes que ainda farão a primeira prova em alguns estados ou que seguem se preparando para a segunda fase. Confira algumas dicas:

5 dicas para manter o foco e o equilíbrio antes do ENEM:

1. Durma bem:
“Pode parecer simples, mas, uma boa noite de sono é fundamental. É enquanto dormimos que o cérebro organiza o que aprendemos. Tente se desconectar das telas um pouco antes de deitar, seu corpo e sua mente precisam desse descanso para estarem prontos no dia da prova”.

2. Coma bem e evite exageros:
“Nos dias que antecedem o ENEM, escolha alimentos que te façam bem. Nada de exageros ou comidas muito pesadas. Opte por refeições leves, frutas e bastante água”.

3. Respire fundo e tente se manter calmo (a):
“Antes de estudar ou mesmo durante a prova, pare um momento e respire profundamente. Respirações lentas e conscientes ajudam a acalmar o coração e clarear os pensamentos. É um jeito simples e poderoso de cuidar da sua mente”.

4. Se organize com antecedência:
“Na véspera, deixe tudo pronto: documento, caneta, lanche e o endereço do local da prova. Essa organização evita imprevistos e ajuda a começar o dia com mais tranquilidade.”

5. Confie na sua trajetória e acredite em você!
“Você estudou, se dedicou e cresceu muito até aqui. Confie no caminho que percorreu. O ENEM é importante, mas ele é uma parte da sua jornada. Acredite no que você construiu e tenha em mente que o resultado não define quem você é. Acredite na sua capacidade, na sua preparação e no seu potencial. O mais importante é seguir aprendendo, com calma e confiança”, conclui Antonieta Megale.