Acordo prevê que ovos menores produzidos pela empresa produtora de proteínas orgânicas sejam disponibilizados aos usuários da foodtech
Com o objetivo de aumentar a variedade de produtos disponibilizados aos clientes, a Diferente, maior foodtech de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, acaba de anunciar a adição de ovos orgânicos em suas cestas. A novidade é fruto de uma parceria estratégica de co-branding com a Raiar Orgânicos, companhia especializada na produção de proteínas orgânicas. Os itens já estão disponíveis para os consumidores.
Tratados como “fora do padrão” devido ao seu tamanho (com peso médio de até 48g), os ovos menores costumam ser destinados à indústria e não chegam às gôndolas dos mercados. Oriundos principalmente de galinhas jovens, cujo sistema reprodutivo está em desenvolvimento, os ovos menores podem apresentar também a gema mais clara nesta fase. No entanto, do ponto de vista nutricional, eles são idênticos aos ovos de galinhas adultas.
Graças ao “resgate” desses alimentos para o consumidor final, a foodtech consegue ofertá-los até cerca de 20% mais baratos do que a média de mercado.
Segundo Saulo Marti, CMO e cofundador da Diferente, a novidade no rol de produtos tem potencial de aumentar em mais de 10% o ticket médio, a receita e a retenção de clientes. “Quando conhecemos a Raiar, ficou claro que nós tínhamos propósitos muito alinhados: fornecer um produto orgânico de forma muito mais acessível e também de combater o desperdício alimentar no Brasil”, explica.
Para Anny Chueh, head de Novos Negócios e Sustentabilidade da Raiar Orgânicos, a parceria com a Diferente permitirá levar ao consumidor um alimento rico em nutrientes e orgânico. “E que até agora era destinado à indústria pelo simples fato de ser menor”, explica. “Com esse novo canal de distribuição, avançamos em nosso propósito de tornar o orgânico possível, tanto para quem produz como também para quem consome”, complementa.
Prestes a completar um ano no mercado, a Raiar é atualmente a segunda maior produtora de ovos orgânicos do país, com 100 mil aves alojadas no município paulista de Avaré. As aves são criadas soltas, livres para expressar seus instintos e comportamentos naturais (como ciscar e tomar “banhos de areia”) e são alimentadas com ração orgânica de origem vegetal (sem agrotóxicos), produzida na própria fazenda.
Outras novidades
Além de adicionar a possibilidade de incluir ovos orgânicos em suas cestas, a Diferente ainda irá adicionar dois novos produtos em suas cestas a partir do próximo mês: cogumelos e leite vegetal. Ainda de acordo com Marti, a decisão por ampliar o catálogo de alimentos oferecidos pela foodtech se deu após uma pesquisa interna, que identificou uma demanda entre os clientes por uma maior variedade de produtos na cesta para além das frutas, verduras e legumes.
“A Diferente vem crescendo cada vez mais. Nossa proposta sempre foi dar mais acesso a alimentação saudável e não exclusivamente frutas, legumes e verduras. Por isso, buscamos trazer cada vez mais opções de produtos que realmente possibilitem maior praticidade e satisfação aos clientes, sem deixar de lado obviamente a qualidade dos alimentos”, conclui Marti.
Sobre a Diferente
A Diferente é a maior foodtech focada no acesso a alimentos saudáveis na América Latina. A startup entrega na casa dos clientes itens orgânicos e frescos até 40% mais baratos em relação aos preços praticados em mercados, ao mesmo tempo que combatem o desperdício alimentar. Isso porque parte das cestas são compostas também por alimentos que são perfeitos para consumo, porém considerados “diferentes” demais para irem às gôndolas dos supermercados. Além disso, utiliza inteligência artificial para criar a cesta perfeita a cada cliente, fator que otimiza toda a cadeia de suprimentos e gera economia direta ao usuário. Lançada no início de 2022, a foodtech já captou R$ 40 milhões e projeta forte expansão nacional nos próximos anos.
Sobre a Raiar Orgânicos
A Raiar Orgânicos é uma empresa de proteínas orgânicas que veio para tornar o orgânico possível para todos. Chegou ao mercado brasileiro em 2022 com sua linha de ovos orgânicos e um modelo de negócio baseado em tecnologia, fomento ao produtor rural de grãos orgânicos e elevados padrões de bem-estar animal. É com esse tripé que a empresa está transformando a cadeia produtiva de ponta a ponta – do produtor até a mesa do consumidor.