Aline Cardoso, digital influencer, atenta ao momento do mundo, cada vez mais digital e em busca de engajamento nas redes sociais, tem dado dicas no Instagram para quem deseja melhores resultados. As dicas são para todos, desde o empresário que quer vender mais a pessoas físicas que desejam mais visibilidade.
Ainda para Aline Cardoso, ter engajamento nas redes sociais está muito além do número de seguidores em uma rede social ou quantidade de likes em uma postagem. “Engajamento é também a interação que as pessoas têm com um determinado perfil. Qual o tipo de relação que o público tem com essa pessoa ou marca? O que essa marca ou pessoa propõe está conectado com o público que ela deseja alcançar?”, destaca a empreendedora de redes sociais.
Tem se tornado cada vez mais comum o empreendedorismo digital, junto com esse crescimento é possível também observar uma demanda relevante de pessoas físicas e jurídicas que buscam conhecimentos em marketing para aplicar sem suas redes sociais.
De acordo uma pesquisa realizada mundialmente pela Deloitte (2018), o Instagram foi o app que mais cresceu no Brasil em uso diário. 37% dos entrevistados revelaram usar a aplicação pelo menos uma hora por dia, um crescimento de 9% na comparação com o ano passado. Tal movimento tem gerado cada vez mais o interesse de pessoas que desejam mais engajamento nas redes sociais, seja para divulgação e venda de um produto, seja para demostrar habilidades profissionais ou até mesmo para explorar a visibilidade de um artista, por exemplo.
Aline Cardoso, digital influencer, atenta a esse momento do mundo digital, tem dado dicas no Instagram para quem deseja mais engajamento. Contamos com a expertise dela fazer essa lista de dicas:
1 – Seja real, não passe uma imagem fake – as redes sociais devem ser o reflexo do real, esteja ali um produto, uma marca, uma pessoa ou um serviço.
2 – Invista em imagens e vídeos – o resultado positivo nas redes sociais está diretamente relacionado ao que você coloca nas publicações. Explore vídeos dinâmicos e curtos e use fotos/ imagens que mostrem o quão interessante é o que você deseja divulgar. Muito cuidado com vídeos longos e com muito texto/ áudio e com fotos muito editadas.
3 – Use as ferramentas do Instagram e não deixe de postar nos stories – fazer publicações no feed do Instagram já é bem comum. Mas é muito importante que as ferramentas de stories sejam exploradas. Hoje o aplicativo disponibiliza meios que geram interação, o que torna os perfis mais interessantes e atrativos.
4 – Conteúdo de qualidade e positivo – você já deve ter percebido que postar por postar não dá resultados, nem engajamento. É essencial que cada postagem tenha coerência com o perfil e seja feita de forma bem pensada. Antes de postar se faça três perguntas:
1 – meu público se interessa por isso?
2 – estou agregando positivamente no conhecimento dos meus seguidores com essas informações?
3 – estou gerando conteúdo inteligente e não apenas fazendo propaganda direta de um produto ou serviço?
5 – Poste periodicamente e aproveite assuntos do momento – não postar nada, além de diminuir o seu engajamento, esfria a relação com os seus seguidores. É preciso criar conteúdo relevante e estar presente na rede constantemente. Use as redes sociais como se estivesse escrevendo uma revista. É preciso diversidade, conteúdo relevante, atualidades e que haja coerência entre os temas.
Ainda para a Aline Cardoso, ter engajamento nas redes sociais está muito além do número de seguidores em uma rede social ou quantidade de likes em uma postagem. “Engajamento é também a interação que as pessoas têm com um determinado perfil. Qual o tipo de relação que o público tem com essa pessoa ou marca? O que essa marca ou pessoa propõe está conectado com o público que ela deseja alcançar?”, destaca a empreendedora de redes sociais.