- Este é o primeiro lançamento do Coisa Nossa, duo formado por Raya e Mantuano (Paula Raia e João Mantuano) sob a condução do selo Toca Discos (4 vezes nomeado ao Grammy latino), que recentemente firmou parceria com a Universal Music, prometendo trazer uma nova abordagem sonora à cena da música brasileira. A faixa conta com Direção Artística e Produção Musical de Constança Scofield, Felipe Rodarte e Álvaro Alencar (vencedor de 13 Grammys Latino).
- “Ouro” é descrita como a canção mais rock n’ roll do futuro álbum (com lançamento marcado para o início de dezembro deste ano), mesclando violão de aço, guitarra, baixo e percussão. Raya e Mantuano prometem uma viagem sonora que explora diversos gêneros, refletindo a versatilidade e a diversidade de suas influências
Ouça o single em todas as plataformas digitais
A dupla Coisa Nossa, formada por Raya e Mantuano lançou a faixa “Ouro”, em todas as plataformas de música, pelo selo Toca Discos (4 vezes nomeado ao Latin Grammy), que recentemente firmou uma parceria com a Universal Music. Este é o lançamento de estreia da dupla formada sob a condução do selo, prometendo trazer uma nova abordagem sonora à cena da música brasileira. Cantores, compositores e instrumentistas, Raya e Mantuano assinam, a maioria em conjunto e algumas em separado, todas as composições do repertório do álbum que tem Direção Artística e Produção Musical de Constança Scofield, Felipe Rodarte e Álvaro Alencar (vencedor de 13 Latin Grammy).
Raya é uma artista multifacetada, cantora e compositora com uma carreira marcada por um belo lançamento solo, “Tô” e colaborações com artistas de sua geração como Chico Chico, Julia Mestre e Mariana Volker. Recebeu elogios e consolidou-se como uma das vozes promissoras da nova MPB, encantando também a Ney Matogrosso, ao fazer a direção musical e compor a trilha sonora cantada por ele no espetáculo “Entre o Corpo e a Pele” da Cia de Dança Focus.
João Mantuano, por sua vez, é um talentoso compositor, cantor e músico, que se destacou com o lançamento do álbum “Chico Chico e João Mantuano” que teve a faixa “A Cidade” indicada a Melhor Canção em Língua Portuguesa no Latin Grammy. Mantuano possui um histórico de apresentações em palcos renomados do Brasil e com sua musicalidade rica, traz uma mistura de influências que vão do folk à mpb, estabelecendo uma conexão única com o público.
A faixa “Ouro” descreve a jornada do artista, abordando a massiva deterioração da arte e da poesia em face da ambição humana. A canção é a mais enérgica e política do disco, escolhida para pedir passagem para o surpreendentemente delicado e inventivo repertório que está por vir. Mantuano explica: “Essa música fala sobre como a própria indústria, o materialismo e a ambição humana por poder nos distanciam do que realmente tem valor. Sempre complicando as coisas, nunca percebendo que o simples é o mais bonito.”
Musicalmente, “Ouro” é descrita como a canção mais rock n’ roll do futuro álbum do duo, mesclando violão de aço, guitarra, baixo e percussão. É um contraponto, em termos de andamento e intensidade, ao repertório delicado que virá, todo gravado com instrumentos afinados em 432hz. Raya e Mantuano prometem uma viagem sonora de contemplação que explora diversos gêneros, refletindo a versatilidade e a diversidade de suas influências.
Raya complementa: “Todos os nossos processos partiram de um encontro no sofá da minha casa. Embora a conexão tenha sido quase instantânea, ‘Ouro’ nasceu após outras canções que já havíamos criado. Inspirados por referências como Simon & Garfunkel, buscamos uma frase de efeito para o refrão, resultando em: ‘ninguém vale tanto brilho mesmo o ouro perde o seu valor’.”
“Ouro” é o primeiro single do álbum de estreia do duo. Com lançamento programado para novembro deste ano, o trabalho trará onze faixas escritas por Raya e Mantuano, produzidas por Constança Scofield, Felipe Rodarte e Alvaro Alencar. A expectativa para o lançamento de “Ouro” é alta. “Trabalhamos muito nas canções e no disco. É o nosso primeiro single e há muitas mãos envolvidas no processo, estou ansiosa para ver como será recebido, mas confiante de que estamos trilhando um caminho lindo e consciente”, diz Raya.
“Ouro” chega acompanhada de um videoclipe, dirigido por Laura Fragoso e André Hawk a partir de um roteiro escrito por Laura e Paula Raia, que já pode ser assistido no canal oficial do Coisa Nossa no YouTube. A gravação do audiovisual foi desafiadora. “Tínhamos um dia de estúdio, filmagens externas e internas com muito detalhe. Não era um roteiro fácil de se realizar, mas tivemos uma equipe competente e generosa para que tudo saísse conforme o esperado.” compartilha a dupla. “Ouro” ficou em segundo lugar na classificação dos clipes aprovados no Edital de Música Firjan/Sesi 2024. O elogiado roteiro fez uma adaptação do tema da canção, criando um jogo de tabuleiro “Caminho do Ouro”, no estilo Jumanji, para a trama central.
Coisa Nossa, formada em 2022 e guiada pela supervisão dos produtores Felipe Rodarte e Constança Scofield, promete um trabalho inovador que traz a rica fusão de influências e experiências dos dois artistas. “Ouro” é uma história contada, uma celebração da simplicidade perdida e da busca pela profundidade na arte.
CONFIRA A LETRA DE “OURO”
(Escrita por Raya e Mantuano)
Ninguém vale tanto brilho
Mesmo ouro perde o seu valor
Para onde foi meu filho
Quando sua mãe não me chamou
Era uma vez
Que outra vez sempre foi
Uma história tão bem mal contada
Houve um rumor e surgiu pra esconder
A verdade da língua falada
Numa noite de chuva agressiva
Erodindo uma rua vazia
Numa forma de vida lasciva
A poesia morreu
Ninguém sabe do corpo ou da causa
Pela lama que sangue escoava
Ecoava por seu manifesto um segredo de dor
Um viajante com seu violão
Que por acaso por ali passava
Foi a própria morte que lhe aconselhou
O caminho de sua jornada
Quando às margens de um rio vermelho
Refletindo o cão rubro no espelho
Um pedaço de lua lamenta
Um segredo de dor
Sobre Coisa Nossa
Raya e Mantuano, dois talentos da nova MPB, encontraram-se pela primeira vez em 2022, apresentados por Felipe Rodarte, no mítico Estúdio Toca do Bandido e, de lá pra cá, compuseram diversas canções; as 11 primeiras integram o álbum em produção, intitulado “Coisa Nossa”, que terá lançamento pelo Selo Toca Discos.
“Coisa Nossa” são duas vozes e dois violões. “Mexemos e misturamos o caldeirão das nossas referências e experiências e saiu um negócio bem nosso”, conta Raya ao lado de Mantuano, com supervisão dos produtores Felipe Rodarte e Constança Scofield, ao longo dos muitos encontros na Toca do Bandido.
Tem folk, samba, bossa, afoxé, rock. A dupla sabe brincar de abrir caixas de gêneros musicais consagrados e fazer uma delicada e interessante fusão. Dirigir o abundante fluxo criativo dos dois em direção a algo muito novo e fresco.
“Coisa Nossa” é, além de tudo, um projeto carioca. Passeia pela cidade, com notas de Leme, Santa Tereza e Itanhangá, onde fica a Toca do Bandido e seus parceiros. Sua produção conta também com a participação do premiado engenheiro e produtor Álvaro Alencar.
A sonoridade de Raya e Mantuano pode ser definida como um lugar de calma e delicadeza em que muitas coisas acontecem. A dupla é a condutora deste trem brasileiro que parte para o interior, sempre olhando para o futuro, conectado com ‘coisas nossas’. É um trabalho sem um olhar ufanista sobre música brasileira, mas sim com ternura.
Links Coisa Nossa:
YouTube
Spotify
Links Toca do Bandido | Toca Discos: