Fundada em 2007, a empresa precisou de inteligência emocional pra atingir o sucesso
A Camptortas, empresa campineira fabricante de tortas congeladas, completará 14 anos em julho de 2021 e tem se tornado referência de mercado na região. A empresa foi criada por Cíntia e Ubiratan Alves e tem sua história marcada por vários obstáculos, vencidos com êxito pelos sócios.
De acordo com a empresária Cíntia Alves, a inteligência emocional e aperfeiçoamento na gestão foram essenciais para atingir o sucesso. A empresa foi criada com a rescisão contratual de Cíntia, que apostou todas as fichas no empreendimento.
“Em julho de 2007 nascia a Camptortas com a rescisão contratual da empresa em que eu trabalhava. No entanto, foi necessário pedir dinheiro emprestado para uma amiga, pois compramos os equipamentos e esquecemos o principal, a matéria prima”, lembra Cíntia.
“Os primeiros anos foram muito desafiadores, não tínhamos fluxo de caixa, era ‘vender o almoço para comprar a janta’. Começamos a vender para todo mundo, qualquer portinha aberta oferecíamos nossos produtos. Pessoas de fora da cidade compravam em grande quantidade e pagavam com longos cheques pré-datados. Já podem imaginar o que aconteceu com essa falta de gestão e restrição de crédito”, explica.
“Em 2010 quebramos. Inadimplência, os cheques recebidos e descontados voltando, minha conta bancária virou uma ‘bola de neve’, totalizando uma dívida de R$ 100.000,00 (cem mil reais), que na época para mim era muito dinheiro, pois minha empresa era pequena para tudo aquilo”, relembra a empresária.
Foi nesse momento em que a inteligência emocional e reorganização de gestão foram cruciais para superar os desafios. “Fiquei desesperada, não conseguíamos pensar em uma saída, pois estávamos devendo para todo mundo, fornecedores, funcionários. Juro que o desânimo bateu, bateu o arrependimento em ter aberto meu próprio negócio”, conta.
A empresária explica que o principal foco foi: seguir em frente e resolver os problemas. Dessa forma, Cíntia afirma que, além de quitar as dívidas conseguiu aumentar sua empresa, inclusive para um espaço maior. “Os anos seguintes foram maravilhosos. Estávamos em grande ascensão no mercado e em 2014, mudamos de endereço para um local maior, terreno de 1.000 metros quadrados, com espaço amplo para a área de produção de nossos produtos”, comemora.
EMPREENDEDORISMO
Cíntia conta que o espírito empreendedor nasceu dentro de sua casa. Aos seis anos vendia na rua os pastéis fabricados pela sua mãe, que hoje trabalha com ela na Camptortas.
Formada em Administração, a empresária comemora a expansão de sua empresa. “No ano de 2019 resolvemos abrir uma loja para revender nossos produtos ao público do varejo. A ideia com essa loja é que a pessoa vá até lá, coma torta fatiada, tome um café e passe um momento de paz e tranquilidade no nosso ambiente acolhedor. E também temos a pretensão que essa loja seja modelo para franquia em breve”.
“Por conta de tudo isso que passamos, precisei muito cuidar do meu emocional, foi onde comecei a fazer inúmeros treinamentos, cursos e formações. Hoje sou Coach, Hipnoterapeuta, Practtiociner em PNL, e abri uma empresa em desenvolvimento pessoal, a Reintegrar Consultoria, para ajudar empresários a passar por momentos de dificuldades. Tenho um lema para os meus desafios nos negócios ‘Se você cansar, descanse. Mas não desista’”, finaliza.
SERVIÇO