“Sempre que eu terminava um tratamento clínico, via que algo estava faltando. Me descobri na Harmonização Orofacial”, conta o odontologista com 5 anos de experiência no segmento que ganhou destaque.
De família simples e batalhadora, do interior da Paraíba, Emanuel Bernardino da Silva seguiu os passos de seu pai e avô , ambos dentistas práticos, na hora de escolher a odontologia, profissão que descobriu aos 9 anos. Dos 18 irmãos de família humilde, 4 se formaram como dentistas após se mudarem para o Rio de Janeiro. Com 18 anos, Emanuel tornou-se protético e hoje, aos 44, não somente conquistou seu espaço como odontologista, mas também tornou-se referência em Harmonização Orofacial. “Sou sempre honesto e transparente com meus pacientes, me coloco no lugar deles e os trato exatamente como gostaria de ser tratado”, afirma o profissional que destaca a empatia como seu diferencial.
Formado desde os 34 anos, Dr. Emanuel é um adepto da beleza natural e busca apenas ressaltar o que seus pacientes tem de melhor: “Saber qual a principal insegurança do paciente é essencial, além de escutá-lo e entendendo o que ele espera como resultado. Com uma visão holística e bom senso teremos um resultado natural dentro das limitações de cada rosto”, conta. Assíduo nas redes sociais para mostrar seu trabalho e com quase 20 mil seguidores no Instagram, o odontologista afirma que a pergunta mais frequente que recebe é se a pessoa ficará bela com a Harmonização, “respondo que ela apenas ficará ainda mais bonita, porque todo mundo tem a sua beleza natural, que está nos olhos de quem vê, eu apenas a ressalto”.
Harmonização para todos os públicos
Com consultório na Barra da Tijuca e em Rocha Miranda, o profissional atende aos mais variados gostos e classes sociais. Ele garante que com o avanço da indústria, os procedimentos deixaram de ser elitistas. “Há um tempo atrás, a harmonização era extremamente cara. Atualmente o cenário é outro. Os cirurgiões dentistas cobraram estas mudanças dos fabricantes e hoje tivemos uma melhora dos produtos e do preço. Todos que querem podem pagar por uma harmonização hoje”.
O currículo extenso faz com que o Dr. Bernardino tenha gabarito para falar sobre o assunto. Cursos de Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico, Fios de PDO, Plasma rico em fibrina na estética, Lipoaspiração Facial Mecânica e quase 10 congressos o tornaram a referência que é hoje no segmento, que Emanuel define como “algo muito além da face, que envolve autoestima. Um tratamento que combina procedimentos visando a simetria e o rejuvenescimento”.
Para quem quer entender melhor sobre a Harmonização, o odontologista descreve suas especialidades: “A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos neurológicos. É um procedimento temporário para ‘descansar os músculos’ e prevenir rugas. Já o ácido hialurônico é algo já presente em nosso corpo, em grande quantidade na pele e serve para repor volumes perdidos e preencher por estética. Os fios de PDO estão em alta e estimulam o colágeno, já os de PRF separam o melhor do plasma e através de uma cânula, o injeta na área necessária do rosto ou pescoço”, explica.
Ainda nos dias de hoje, existe uma grande polêmica entre médicos e dentistas acerca do direito legal de exercer a Harmonização Orofacial. De acordo com a resolução CFO (Conselho Federal de Odontologia) – 198/2019, a prática é regulamentada como especialidade odontológica. Para Emanuel, só existe preconceito dos médicos que são inseguros com a profissão. “Tenho amigos na medicina que são meus pacientes. O médico cirurgião e o dermatologista que exerce com excelência os procedimentos estéticos, viu o crescimento avassalador da busca por este tipo de tratamento. Hoje a estética no Brasil cresceu mais de 500% e a odontologia tem um papel fundamental diante desse quadro.”
Futuro
Entre os planos para o futuro, Emanuel Bernardino destaca, além da constante evolução e crescimento profissional, a ministração de um novo curso no próximo ano. “Serão cursos de Harmonização Facial para aprimorar profissionais já habilitados na área”, revela.
Saiba mais sobre Dr. Emanuel Bernardino