Centenas pessoas participaram nesta quinta-feira (2) da abertura do 20º Congresso Espírita da Bahia, promovido pela Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB).
O tema do evento é o “O Espírita no mundo” e reúne espiritistas e simpatizantes da Bahia e outros estados até o próximo domingo no Fiesta Convention Center, em Salvador.
A cerimônia começou com homenagens aos 100 anos do Instituto Kardecista
da Bahia e ao centenário do ex-presidente da FEEB, o médico Ildefonso do
Espírito Santo, seguida de uma “palestra ilustrada”, composta por músicas e
poesias sobre “O que é o Espiritismo”.
Participaram da apresentação alguns dos palestrantes do congresso, como Plínio de Oliveira (SP), Marianna Costa (RS), Oscar de Lira (PB), Eden Lemos (RN) e André Luiz Peixinho. Ao final, uma conclamação aos espíritas para superar o materialismo vigente.
A programação será iniciada amanhã (3), às 7h30min, com uma meditação,
seguida de colóquios sobre “O paradigma espírita – ciência, filosofia, religião e
arte”, das 8 às 12 horas. Os debates serão conduzidos pelos expositores Marianna, Oscar, Plínio, Eden, Reinaldo Nobre Pontes (PA) e José Garcia Vivas Miranda (BA).
À tarde, a partir das 14 horas, os temas serão “A consciência de ser espírito”,
com Ruth Brasil Mesquita (BA), “Projeto reencarnatório”, com Nádia Matos (BA), “A função hospital do centro espírita”, com vários expositores e “A força libertadora do Espiritismo”, com Adilton Pugliese. A segunda parte será dedicada a “Autoeducação do ser como eu faço”, com Jamile Lima (BA) e “A comunhão com Deus”, com Paulo de Tarso (BA). O dia será finalizado com musical “A paz”, com Plínio Oliveira (SP).