Choro Jazz comemora 15 anos com grande público e na edição de Jericoacoara nos dias 3 a 8 de dezembro

“Vamos celebrar 66 anos da bossa nova e homenagear esse grande nome da música no Brasil e no mundo. Vamos reverenciar Roberto Menescal!”. Foi assim que Leila Pinheiro chamou ao palco Roberto Menescal, na celebração dos 15 anos do Festival Choro Jazz. Esse espetáculo aconteceu no domingo, 1 de dezembro, em Fortaleza, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar absolutamente lotado, com um repertório repleto de clássicos. Agora, a comemoração continua na etapa que acontece de 3 a 8 de dezembro, em Jericoacoara (CE), na praça central da cidade, com shows e oficinas.  

Com uma programação repleta de grandes artistas como  João Bosco, A Cor do Som, Mônica Salmaso, André Mehmari, Vanessa Moreno, Nayra Costa, Nonato Lima e Marcio Resende, Lia de Itamaracá (a grande homenageada do festival), o Festival Choro Jazz é totalmente gratuito. Mais uma vez apresentado pela Petrobras, a grande incentivadora da proposta itinerante deste ano, o Festival já aconteceu em quatro etapas passando por Soure, no Marajó-PA; Belém-PA; Crato, no Cariri-CE e no último final de semana, em Fortaleza-CE.

O projeto conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar do Governo do Estado do Ceará; numa realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na terça-feira, 3/12, às 20h30, a programação abre com o espetáculo infantil “Asas de Um Migrante”, com direito a 11 crianças no palco. Às 20h30 as atrações são o contrabaixista, compositor e produtor musical cearense Jorge Helder e o violonista, guitarrista, compositor e produtor musical brasiliense Lula Galvão. Às 22h tem show de estreia do grupo cearense formado por Nonato Lima, Nayra Costa e Marcio Resende Sexteto, um espetáculo especialmente idealizado para o festival por Antônio Ivan Capucho.

Na quarta-feira, 4/12, a partir das 20h30, Trio Júlio, composto pelos irmãos Magno Júlio (percussão) e pelos gêmeos Marlon Júlio no violão de sete cordas e Maycon Júlio no bandolim. Às 22h o palco é de Nelson Ayres ao piano e Gabriele Mirabassi no clarinete, duo de mestres que promete arrebatar o público. E encerrando a programação da quarta, às 23h30, o grupo Nosso Trio, formado pelo contrabaixista Ney Conceição, pelo guitarrista Nelson Faria e pelo baterista Leonardo Freitas.

Na quinta-feira, 5/12, às 20h30, o palco é do Bianca Gismonti Trio, às 22h, Mônica Salmaso e o pianista André Mehmari mostram seu show em homenagem a Milton Nascimento.

A sexta-feira, 6/12, tem às 20h30 o show “Canções em Movimento”, com Gelson Oliveira, Nelson Coelho de Castro e Zé Caradípia, às  22h sobem ao palco Paulo Sérgio Santos (clarinete), Mauricio Carrilho (violão) e Pedro Amorim (bandolim), o grupo O Trio, com o choro em grande destaque. Às 23h30 hora e vez do João Bosco Quarteto.

No sábado, 7/12, a partir de 20h30, a cantora e compositora Vanessa Moreno, com a participação especial do guitarrista Pedro Martins. Às 22h o palco é do referencial grupo A Cor do Som, com Armandinho Macedo na guitarra, Mú Carvalho no teclado, Dadi Carvalho no contrabaixo, Gustavo Schroeter na bateria, Ary Dias na percussão, em uma das apresentações mais esperadas desta edição do Festival Choro Jazz.

No domingo, 8/12, a partir de 19h30, o público vai curtir o último dia de festival começando pela apresentação de Armenina do Coco de Fulô, de Jeri, representando a cultura popular tradicional e os artistas de Jericoacoara. Às 20h30, hora e vez do grande saxofonista Jota P e Grupo, com Danilo Silva na guitarra e participação de François de Lima no trombone. E às 22h, encerrando o Choro Jazz 2024, a grande homenageada do festival, Lia de Itamaracá, ganha o palco de Jeri ao lado da Banda Ciranda do Mundo.

SERVIÇO:

Festival Choro Jazz em Jericoacoara

Local: Praça Central

Quando:  de terça, 3/12, a domingo, 8/12, a partir das 20h30, com exceção do domingo, quando os shows começam às 19h30. Oficinas pela manhã e à tarde. 

Acesso gratuito em todas as atividades

Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta com apoio do Governo do Estado do Ceará e do Centro Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.