Um dos modelos de chapéu que vem conquistando a galera que curti um visual mais descolado é o chapéu Fedora. Com uma modelagem moderna e atemporal, a peça se tornou uma febre entre jovens, estrelas de Hollywood e fashionistas.
O federo vai bem com vários estilos, seja clássico ou moderno. Porém, a tendência mostra que esse modelo específico está sendo usado para compor um visual chique/despojado. “Com uma modelagem versátil, o Fedora caiu no gosto de homens e mulheres que querem passar um ar descolado através do look”, explica Malu Pires, proprietária da marca homônima especialista em chapéus e bolsas de palha.
De acordo com a empresária que é expert neste tipo de acessório, o modelo fedora completa a produção, podendo ser usado com calças, saias e vestidos. “Estamos na primavera, época ideal para usar chapéu, período de muito sol, ótimo para aproveitar parques, a natureza e ainda eventos de dia”, orienta.
Como surgiu o chapéu Fedora?
O chapéu Fedora ficou muito conhecido mundialmente por ser o modelo usado pelo personagem de Indiana Jones. Hoje tem sido visto cada vez com mais com frequência nas passarelas e nas ruas. Embora seja um chapéu muito masculino, o nome “Fedora” vem de uma peça do autor francês Victorien Sardou apresentada em Paris em 1882. Ele escreveu o papel da princesa Fédora Romanoff, um papel-título, para a famosa atriz Sarah Bernhardt.
O ápice da popularidade do Fedora foi em meados da década de 1920, razão pela qual é frequentemente associada aos gangsters e mafiosos. Nas décadas de 1940 e 1950, os filmes noir popularizaram ainda mais o modelo, e sua popularidade durou até o final da década de 1950, quando as roupas informais se tornaram mais difundidas. Retornou em meados dos anos 70 e novamente nos anos 80 e 2000.
Tradicionalmente, o Fedora é feito de feltro, mas uma dica para fugir do visual clássico, é apostar no modelo na versão feito de palha. Ele ganha uma modelagem exclusiva que traz todo um charme. “O modelo de palha é perfeito, uma aposta sem erro para combinar com várias produções”, destaca Malu Pires.
Para quem quer agregar ainda mais personalidade na peça, a grife Malu Pires apresenta variações desse modelo, com cores e acessórios que agregam ainda mais estilo para o chapéu. “Nós oferecemos a possibilidade de a cliente escolher a cor, o tamanho e se preferir também a aplicação de faixa com as iniciais”.
Para conhecer esse e outros modelos da grife Malu Pires acesse o site www.malupires.com.br ou o instagram @malupires.