Casa de Cultura Os Capoeira fortalece formação artística de crianças e adolescentes com o projeto ‘Roda do Crescimento’

(Fotos de Bruna Laja)

Projeto criado pelo Instituto Favela da Paz impulsiona formação cultural e inclusão social, reforçando o compromisso da Casa de Cultura Os Capoeira, na Vila Madalena, com a transformação por meio da arte e da cultura

Localizada no coração da Vila Madalena, a Casa de Cultura Os Capoeira se consolidou como um ponto de encontro que une tradição, criação artística e comunidade. O espaço recebe shows, oficinas, encontros culturais e ações formativas, mantendo viva a ancestralidade da capoeira e ampliando seu alcance por meio da música, da dança e das expressões populares brasileiras. Com uma programação diversa, a Casa se tornou referência para quem busca experiências culturais conectadas às matrizes afro-brasileiras. Confira a programação completa do espaço aqui!

Entre suas iniciativas de impacto, destaca-se a Roda do Crescimento, ação desenvolvida pelos Os Pequeninos da 2, projeto criado dentro do Instituto Favela da Paz. Desde 2024, a parceria com a Casa de Cultura Os Capoeira tem contribuído para o desenvolvimento artístico e sociocultural de crianças e jovens do Jardim Nakamura, por meio da capoeira e da música percussiva. Mais informações aqui!

A Roda do Crescimento acontece em oficinas mensais, com cerca de duas horas de duração, conduzidas por mestres e educadores da Casa de Cultura Os Capoeira. As atividades seguem a base rítmica de um bloco, vindo a partir de ritmos e canções tradicionais das rodas de capoeira – entre os ritmos trabalhados estão samba de cabula, côco, ijexá, frevo, baião e congo de ouro. Já os instrumentos explorados incluem surdos de primeira, segunda e terceira, além de tambor, repique, tamborim, xequerê, agogô e pandeiro.

Além de proporcionar aprofundamento musical e fortalecer a identidade cultural dessas crianças e adolescentes, o projeto busca ampliar seus horizontes por meio de atividades complementares, oferecendo vivências que valorizam a cultura brasileira. Um dos objetivos centrais é integrar o grupo à bateria do Bloco Os Capoeira, já tradicional no carnaval de rua de São Paulo. A participação culmina no desfile do bloco tanto na Vila Madalena, onde a Casa está localizada, quanto no Jardim Nakamura, território do Instituto Favela da Paz.

Com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto reafirma o compromisso da Casa de Cultura Os Capoeira com a transformação social por meio da arte, da ancestralidade e da coletividade.