(Foto divulgação Brasil de Tuhu)
De 10 a 14 de novembro, o projeto realiza concertos didáticos em dez escolas da capital e lança nova edição da Vivência Musical, com inscrições abertas até 26/11. A ação tem patrocínio do Shopping Cidade São Paulo, via PROMAC
O programa Brasil de Tuhu, referência nacional em educação musical inspirada na obra de Heitor Villa-Lobos, chega à capital paulista com uma nova série de concertos didáticos gratuitos em escolas públicas, entre os dias 10 e 14 de novembro, e com a abertura das inscrições para a Vivência Musical, voltada a professores, facilitadores, oficineiros e outros educadores interessados em aplicar a música como ferramenta de aprendizado com crianças.
Criado em 2009 pela Baluarte em parceria com Carla Rincón, o projeto nasceu do desejo de tornar a música parte do cotidiano escolar e há 17 anos percorre escolas públicas em diferentes regiões do Brasil. Inspirado no Guia Prático de Heitor Villa- Lobos, que percorreu o país documentando cantigas populares nos anos 30 e tinha como sonho ver um país musicalizado, o programa aposta na arte como linguagem de encontro e desenvolvimento. Em homenagem ao maestro, foi escolhido o apelido que ele recebeu na infância, “Tuhu”, referência ao som das locomotivas que tanto o fascinavam.
Com uma metodologia que une música, teatro e práticas pedagógicas, o Brasil de Tuhu já alcançou com os Concertos Didáticos mais de 86 mil crianças, de 371 escolas públicas, de 13 estados brasileiros e formou 1.340 educadores na Vivência Musical. O programa também mantém uma biblioteca digital com videoaulas, brincadeiras musicais, desenho animado, podcasts e materiais de apoio, que ampliam o alcance das atividades e possibilitam a continuidade das experiências musicais fora da sala de aula.

Foto Letícia Godoy | Brasil de Tuhu
Na temporada paulistana, os concertos serão conduzidos pelo Quarteto de Cordas do Brasil de Tuhu, liderado pela violinista venezuelana e diretora pedagógica do programa Carla Rincón, especialista na obra de Villa-Lobos, ao lado de Leticia Camargo (viola), Camila Rocha (violoncelo) e Davi Souza (violino II). Além do Quarteto, a atriz Iasmin Patacho compõe o time interpretando, com muita graça, a tia Fifinha. Juntos, eles contam a história de Villa-Lobos ao som de cantigas populares reunidas por ele como “Fui no Itororó”, “Atche” e “O Cravo”. A interação com a plateia é o principal diferencial da apresentação, estimulando o interesse e a percepção musical de alunos e professores. O roteiro é costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, que ensina noções básicas dos elementos da música, apresenta os instrumentos que compõem um quarteto de cordas e o que é ritmo, melodia e harmonia.
“Estamos muito felizes em apoiar este projeto, que reafirma o compromisso do Shopping Cidade São Paulo com ações voltadas à educação, cultura e inclusão. Acreditamos no poder transformador da música e em seu papel de inspirar crianças e jovens, ampliando horizontes e criando novas oportunidades. Iniciativas como esta contribuem para uma cidade mais acolhedora e inspiradora”, afirma Jéssica Zanela, gerente de Marketing do Shopping Cidade São Paulo.
Vivência Musical gratuita para educadores
Além dos concertos didáticos realizados nas escolas, o programa também oferece a Vivência Musical gratuita para educadores de todas as áreas.Com metodologia que une a combinação de jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em diversos tipos de aula ou atividades.
A Vivência Musical do Brasil de Tuhu é um ciclo formativo, inspirado na teoria do Construtivismo, destinado a professores, facilitadores, oficineiros e outros educadores interessados nas metodologias de musicalização. Ao lado de Carla Rincón, diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e do Instituto Zeca Pagodinho, a Vivência é conduzida também pela pianista e coordenadora artística do Instituto Zeca Pagodinho, Josiane Kevorkian. Ao final da experiência, os participantes receberão um certificado de conclusão.
“Durante a Vivência, apresentamos ferramentas que tornem o ambiente escolar e as aulas mais ativas e menos repetitivas. É um projeto de experimentação da música, ensinando os educadores, na prática, sobre como ela pode ajudar seus alunos a lidar com as emoções, a desenvolver conflitos e a prender a atenção. Queremos mostrar que existem formas de tornar as aulas mais criativas e alegres com ferramentas pedagógicas construtivistas, onde temos a criança como foco das atividades”, garante Rincón.
Todas as atividades propostas durante a oficina tem como objetivo desenvolver habilidades e consciência sobre: educação espaço-temporal, desenvolvimento do ritmo, inclusão de crianças com deficiência, estímulo à criatividade por meio da improvisação musical, do ouvido musical e da voz. A inscrições estão abertas e podem ser feitas no link https://brasildetuhu.com.br/vivencia-musical/
As atividades acontecerão nos dias 29 e 30 de novembro, na cidade de São Paulo. As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até 26 de novembro, com 40 vagas disponíveis.
O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte, com patrocínio do Shopping Cidade São Paulo, por meio do PROMAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
Brasil de Tuhu – São Paulo 2025
Inscrições abertas até 26/11: https://brasildetuhu.com.br/vivencia-musical/ Concertos didáticos: 10 a 14 de novembro – escolas públicas da capital
10/11, segunda-feira
- 9:00 – EMEF Amadeu Mendes | Tomás Lopes Ferreira, 110 – Parque São Domingos
- 14:00 – EMEF Gabriel Sylvestre | Cel. Albino Rêgo, 132 – Parque Maria Domitila
11/11, terça-feira
- 9:00 – EMEF PAULO PRADO | Rua Pompeu Bertini, 80, Jardim Santa Fé
- 14:00 – EMEF Henrique Raymundo Dyott Fontenelle | Rua Nossa Senhora da Conceição, 384, Jaraguá
12/11, quarta-feira
- 10:00 – EMEF Euclides Custodio da Silveira | José de Morais, 191 – Parque São Domingos
- 14:00 – Escola Estadual Octavio Monteiro | Praça Itaquirai, 1 – Vila Mangalot
13/11, quinta-feira
- 10:00 – EMEF Rui Bloem | Rua Armando Flamarion Coelho, 241, Jardim Santo Elias
- 14:30 – EMEF Rui Bloem | Rua Armando Flamarion Coelho, 241, Jardim Santo Elias
14/11, sexta-feira
- 10:00 – EMEF Lilian Maso | Encruzilhada do Sul, 1005 – Jardim Paulistano
- 14:00 – EMEF Lilian Maso | Encruzilhada do Sul, 1005 – Jardim Paulistano
Vivência Musical: 29 e 30 de novembro – local a confirmar