Layse Cohen é blogueira e mora desde janeiro deste ano em Tefé, no município no interior do estado do Amazonas. Porém anteriormente a beldade já havia morado juntamente com seus pais por 2 anos pela cidade, durante os anos de 1997 e 1998.
Com o seu retorno ao Amazonas, Layse conta fatos e faz um balanço que só quem mora por lá sabe como é, e ainda afirma que a realidade de quando morou no passado, mudou bastante para os dias atuais.
Hoje em dia a cidade já tem muito mais recursos. Antigamente não tínhamos faculdade, e as escolas haviam apenas as públicas, e nenhuma particular. Já o mercado pelo que me lembro era apenas um único e mesmo assim não tinha tudo que as pessoas queriam. Se quisessem algo de diferente tinha que fazer encomenda para trazerem de Manaus.
Layse declara que muita coisa mudou para melhor, porém afirma que na área da saúde principalmente, muitas coisas ainda precisam melhorar, principalmente quando se trata de estrutura e recursos nos hospitais. Entre os exemplos, menciona o fato dos medicamentos não chegarem com tanta facilidade na região, e muitas vezes não se acha nem para comprar nas farmácias, como coisas simples, de uma vitamina C, entre outros.
Mesmo assim a beldade ressalta que apesar de ser um local muito castigado; a Amazônia é linda e o seu povo e muito receptivo, dando como exemplo o seu caso, que foi recebida de braços aberto por todos.
Outro caso que faz questão de mencionar, é sobre as queimadas que ocorreu ano passado no Amazonas, onde a população não via isso, eram casos bem isolados, onde ficavam sabendo mas pelo que aparecia na mídia, que o Estado estava tomado e não era bem assim.
É um local cheio de riquezas naturais que devem ser preservadas. Mas vale lembrar que atualmente ninguém mais mora em ocas, e muito menos andam pintados pelas ruas, como muitas pessoas imaginam que seja. Isso só acontece nas aldeias.
Muita gente faz o pré julgamento da imagem do Amazônia, que aqui só tem mato e nada mais. Porém não procede, aqui tem quase tudo que uma cidade maior tem, inclusive as pessoas andam de carro, todos vivem vestidos e morando em residencias iguais dos outros estados.
Ressalto apenas que gostaria muito que o lugar fosse olhado com mais carinho pelo mundo, pela população brasileira também e principalmente pelos governantes, pois o lugar é maravilhoso e só depende de nós para frutificar cada vez mais.
Para acompanhar mais sobre a carreira da blogueira, basta segui-la no Instagram @laysecohen
Crédito das Fotos: Janderson Cordeiro / Renato Cipriano – Divulgação