Bar da Frente une gastronomia e design com cerâmicas de Ju Ayroso no Festival Botecar

(Foto: Fabio Rossi)

Em sintonia com o tema “arte com as mãos”, as unidades da Praça da Bandeira e Copacabana, apresentam o petisco “Farinha Pouca Meu Pirão Primeiro” (rabada desfiada, pirão e brotos de agrião). O prato é servido em peças exclusivas criadas pela artista ceramista e designer Ju Ayroso, que aludem a identidade visual e a história do bar

Até o dia 14 de dezembro, o Rio de Janeiro vive a efervescência do tradicional concurso “Botecar Rio”. Com o tema “arte com as mãos”, o evento desafia 40 bares a criarem petiscos inéditos. O Bar da Frente, no entanto, decidiu ir além: transformou sua participação em uma homenagem direta a quem faz a arte acontecer, reverenciando o trabalho da ceramista e designer Ju Ayroso.

Nas unidades da Praça da Bandeira e Copacabana, o público é convidado a provar o “Farinha Pouca Meu Pirão Primeiro” (rabada desfiada, pirão e brotos de agrião). O prato chega à mesa em cerâmicas exclusivas, fruto de uma colaboração onde a liberdade criativa foi a forma máxima de reconhecimento oferecida pela casa.

A homenagem através da confiança. Segundo a própria artista, o convite transcende uma simples encomenda. A liberdade total para projetar e definir a peça foi sentida como um tributo ao seu ofício. “No meu caso, a homenagem também vem em parceria e confiança no meu trabalho criativo”, destaca Ju Ayroso.

Para retribuir esse gesto, a designer criou “mini travessas” que dialogam com a alma do bar. As peças resgatam os tons de marrom e laranja da identidade visual da marca e trazem detalhes que aludem a dobraduras de papel. Essa estética de origami conecta o novo lançamento à memória afetiva do local, fazendo referência ao premiado petisco “Porquinho no Quimono”.

Um legado “feito à mão”. Alinhada ao lema do festival, “Feito à mão, feito com o coração”, a produção reflete a trajetória de Ju, que une o pensamento gráfico à espontaneidade manual. E a homenagem se estenderá no tempo: as louças não são efêmeras. Elas foram pensadas para permanecer no acervo do Bar da Frente, servindo outros petiscos futuramente e mantendo viva a valorização do design autoral e do fazer à mão no cotidiano do estabelecimento.

(Ju Ayroso – Foto: Ana Clara Silveira)

Para conferir essa união entre gastronomia e arte:

Bar da Frente – Festival Botecar Rio

Endereços: Rua Barão de Iguatemi 388 – Praça da Bandeira e Rua Almirante Gonçalves, 29B – Copacabana.
Horários: Quarta a sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 17h. (Praça da Bandeira); Todos os dias, das 11h às 23h (Copacabana).
Redes Sociais: @bardafrente