Conquistando indicações em festivais internacionais com “The Ballad Of a Hustler”, Bernardo finaliza o thriller “Epitaph”, seu próximo filme com Alli Willow e anuncia novo projeto “A Ísca”
Bernardo Barreto, ator e cineasta, está conquistando o cenário cinematográfico internacional com um 2024 repleto de premiações. Seu filme mais recente, “Invisíveis” (The Ballad of a Hustler), foi destaque no 39º Festival de Cinema Internacional de Santa Bárbara, na Competição Norte-Americana. Em abril, venceu ‘Melhor Longa Metragem de Drama’ no 32º Festival Internacional do Arizona, e foi exibido no 24º Festival de Cinema de Beverly Hills em maio e no 30º Festival de San Antonio em agosto. Agora, entre os dias 17 e 16 de outubro, concorre ao Festival de Cinema das Cidades Gêmeas, em Minnesota, nas categorias “Melhor Filme” e “Melhor Performance”.
Filmado em Nova York, “Invisíveis” é uma coprodução Brasil/EUA que aborda a vida de Jonathan, um imigrante brasileiro recém-saído do sistema prisional. O roteiro, escrito e protagonizado por Bernardo Barreto, narra a jornada de Jonathan e TJ, um menino de 6 anos, em busca da mãe desaparecida no perigoso submundo da imigração ilegal. A direção é de Heitor Dhalia, e o elenco inclui a renomada Andrea Beltrão. O filme tem previsão de lançamento para 2025 tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Outro lançamento previsto para o próximo ano é o thriller de terror “Epitáfio” (Epitaph). O projeto está em etapa de finalização, com roteiro e atuação de Bernardo Barreto, e é estrelado por Alli Willow, que atuou em ‘Bacurau’, e Juliana Schalch, protagonista da série “O Negócio” da HBO. O filme retrata a história de Alex (Bernardo Barreto), um escritor alcoólatra cujo passado sombrio ressurge durante sua lua-de-mel com Claire (Alli Willow). Hazel (Juliana Schalch), ex-namorada de Alex que morreu há dez anos, retorna para assombrá-los, desenterrando segredos perturbadores.
Bernardo Barreto também está em fase final de desenvolvimento do roteiro de seu próximo filme, “A Isca” (The Bait), que retratará o primeiro ataque de tubarão branco registrado no Rio de Janeiro, explorando temas de sobrevivência e resiliência. A produção é em parceria com Garrett Grant, produtor renomado mundialmente, conhecido por assinar a produção de sucessos como “Bezouro Azul, “12 Heróis”, “The Matrix Resurrections” e “Hair Spray”. A trama baseia-se no ataque sofrido por João Pedro Portinari Leão em 1997, que sobreviveu ao incidente enquanto praticava windsurf em Búzios. Bernardo protagoniza o papel de João, cuja batalha pela vida se torna uma metáfora poderosa sobre os desafios internos e o passado. Mais do que um thriller convencional, o filme se aprofunda na autodescoberta e na conexão do homem com a natureza, destacando a redenção e a resiliência diante do medo.
Sobre a Berny Filmes
Fundada em 2011 e atuante no Brasil e nos EUA, a Berny Filmes é uma produtora audiovisual coordenada pelo artista e que coproduziu também “Invisíveis”, permitiu consolidar-se internacionalmente no cinema e trazer ainda mais visibilidade para a performance brasileira no setor. Assinou produções como a coprodução do documentário “Cidade de Deus 10 anos Depois” lançado no Netflix, e a série “Meus Dias de Rock” (Globoplay), escrita e protagonizada pelo cineasta. Em 2019, dirigiu, roteirizou e coproduziu o filme “O Buscador” (The Seeker). O drama, que aborda os temas que afligem o país politicamente, com um propósito crítico, foi lançado nos cinemas do Brasil e conquistou 10 prêmios, sendo um deles, o Prêmio do Júri do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), festival anual de cinema realizado desde 1997 em Tallinn, capital da Estônia, que está entre os 12 festivais mais importantes do mundo.